Juventude do campo constrói demandas na Conferência
03.09.2015
| 7 visualizações
APL VALE DO RIO PARDO
Evento reuniu em torno de 200 pessoas na EFASC em Santa Cruz do Sul
Santa Cruz do Sul - Na última terça-feira, dia 31, foi realizada na Escola da Família Agrícola de Santa Cruz do Sul (Efasc) a 1ª Conferência Territorial de Juventude, uma promoção do Território Rural Vale do Rio Pardo, que engloba 28 municípios. O tema debatido foram "As várias formas de mudar o Rio Grande do Sul e o Brasil: Protagonismo e garantia de direitos" e consistiu em uma etapa preparatória para a 3ª Conferência Estadual de Juventude que acontecerá em outubro e para a Conferência Nacional de Juventude em dezembro.
Em torno de 200 pessoas, entre jovens e representantes de poder público e da sociedade civil do Território Rural Vale do Rio Pardo participaram das discussões. A conferência contou com a presença do de Marcos Regelin, delegado federal do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) no Estado e o Dionatan Tavares, diretor do Departamento da Agricultura Familiar e Agroindústria da Secretaria de Desenvolvimento Rural do RS, que fizeram uma contextualização das políticas públicas para a juventude rural tantos nas esferas federais quanto estaduais.
Como representante do Conselho Estadual de Juventude do Rio Grande do Sul, Rossana Prux fez um bate papo com a juventude chamando a todos para proporem e pautarem a suas demandas e na oportunidade vários jovens manifestaram as suas experiência anteriores na participação de outras conferências.
O grande momento foi a aprovação do regimento do encontro em plenária, foi tomado de grande empoderamento por parte da juventude, propondo que no regimento do encontro somente jovens de 15 a 29 anos, faixa etária que define jovens pelo Estatuto da Juventude, participassem dos grupos de discussão para levantamento das propostas. Tomados por um entusiasmo coletivo, com gritos de apoio e palmas do coletivo o regimento foi assim aprovado.
Propostas
Como destaque das 22 propostas que irão a etapa da 3ª Conferência Estadual de Juventude estão a garantia do financiamento público através das entidades governamentais estaduais e federais responsáveis pela educação e agricultura para as Escolas Famílias Agrícolas que trabalham com a pedagogia da alternância; a ampliação do programa Bolsa Jovem para custear o período de formação do ensino médio e técnico do jovem e a implementação do Projeto Profissional do Jovem; garantia de que os jovens possam comercializar para mercados institucionais (PAA e PNAE) como grupos prioritários e/ou com incentivos de, no mínimo, 20% da produção provindas dos jovens, obtendo um valor diferenciado (+10%); garantia de acesso à graduação de nível superior para juventude em universidade pública e gratuita na região com cursos que sejam construídos a partir da demanda da comunidade jovem do território, visando principalmente a ocupação dos povos do campo em ambientes universitários da cidade, fortalecendo o acesso a educação superior para jovens agricultores e manutenção e fortalecimento das estruturas governamentais como o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e a Secretaria de Desenvolvimento Rural e Cooperativismo (SDR) que são articuladoras diretas com a agricultura familiar, na qual a maioria dos jovens rurais se encontram.
As propostas serão encaminhadas para a etapa estadual bem como a participação de delegados representantes da conferência. Além disso, foram elaboradas várias moções para a continuidade do Ministério do Desenvolvimento Agrário bem como a Secretaria de Desenvolvimento Rural, apoio a Bolsa Jovem e a soberania alimentar através da produção orgânica.
A conferência foi organizada pela Comissão Organizadora Territorial, através do Comitê de Jovens do Território na qual fazem parte, representantes do poder público (NEDET/UERGS, Prefeitura de Gramado Xavier e EMATER/RS) e da sociedade civil organizada (AGEFA/EFASC e FETAG/STR), contando com o apoio do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e do CONJUVE/RS.
Jacson Miguel Stülp - MTb /DRT-RS 9692
Direção de Marketing
Jornalista / Assessoria de Imprensa/
assessoria@casemkt.com
(51) 3056.2840 / 8164.0023
FB: CaseMarketing / Skype: Jacson.miguel.stulp
CASE MARKETING
Rua 28 de setembro, 624 / sala 624
Centro - 96810 174 - Santa Cruz do Sul/RS
www.casemkt.com