Conferência multiterritorial discute Assistência Técnica e Extensão Rural
14.12.2015
| 10 visualizações
APL VALE DO RIO PARDO
-
Conferência Regional reuniu mais de 600 pessoas em Vila Palanque, Venâncio Aires
Divulgação
-
Conferência Regional reuniu mais de 600 pessoas em Vila Palanque, Venâncio Aires
Divulgação
Evento definiu as propostas regionais para serem levados para a Conferência Estadual no próximo ano
Santa Cruz do Sul - A 1ª Conferência Multiterritorial de Assistência Técnica Rural (Ater), etapa preparatória para a 2ª Conferência Nacional sobre Assistência Técnica e Extensão na Agricultura Familiar e na Reforma Agrária (Cnater) foi realizada na última quinta-feira, dia 10, em Vila Palanque, Venâncio Aires. O encontro realizou-se no salão Paroquial da Comunidade Católica e contou com a presença aproximada de 600 pessoas tendo como público agricultores, técnicos de Ater e poder público.
A conferência teve como lema "Ater - agroecologia e alimentos saudáveis", e foi organizada para o debate de três eixos do sistema nacional de Ater: Ater e as políticas públicas para a agricultura familiar; formação e construção de conhecimento na Ater; e transversais, mulheres, jovens e povos de comunidades tradicionais.
Foram aprovadas 30 propostas como continuidade do financiamento e ampliação dos serviços de assistência técnica rural; contextualização da Ater, com a realidade dos agricultores; discussão do processo de transição agroecológica continuada e de forma sistêmica com toda a família; crédito estrutural (saneamento básico e moradia), com reserva de cotas para mulheres e jovens; ampliação das chamadas públicas específicas para realidades locais observando questões de gênero; ampliação dos recursos para programas de inclusão social e produtiva (PBSM, PAA, PNAE e outros); mais acesso às informações e programas sobre políticas públicas específicas para os povos e comunidades tradicionais.
Segundo a assessora de Gestão e Inclusão Social do Núcleo de Extensão em Desenvolvimento Territorial Vale do Rio Pardo (NDTER), Adriana Boer, estas propostas serão defendidas no próximo ano na 2ª Conferencia Estadual de Ater. "O debate foi muito importante para que se estabelecessem as prioridades para a região. Agora elas serão levadas para a próxima etapa", observa Adriana.
A Conferência Multiterritorial foi é organizada pelo Núcleo de Extensão e Desenvolvimento Territorial (NEDET) do Território Rural Vale do Rio Pardo e NEDET Território Rural Centro Serra, junto com a UERGS, UFSM, EMATER, COOPERFUMOS, COOPSAT, Escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul (EFASC) e Vale do Sol (EFASOL), Prefeitura de Espumoso, Associação Regional STRs do Vale do Rio Pardo e Baixo Jacuí, APL Vale do Rio Pardo, Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Delegacia Estadual do MDA e Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável (Condraf).
Assessoria de imprensa do APL Vale do Rio Pardo - Produção de Alimentos e Agroindústria
Jacson Miguel Stülp - MTb /DRT-RS 9692
Direção de Marketing
Jornalista / Assessoria de Imprensa/
assessoria@casemkt.com
(51) 3056.2840 / 8164.0023
FB: CaseMarketing / Skype: Jacson.miguel.stulp
CASE MARKETING
Rua 28 de setembro, 624 / sala 624
Centro - 96810 174 - Santa Cruz do Sul/RS
www.casemkt.com