APL VRP: Governança conhece detalhes da plataforma de comercialização
11.05.2016
| 11 visualizações
APL VALE DO RIO PARDO
-
Reunião APL Vale do Rio Pardo 2016
Jacson Miguel Stülp/CaseMKT
-
Reunião APL Vale do Rio Pardo 2016
Jacson Miguel Stülp/CaseMKT
-
Reunião APL Vale do Rio Pardo 2016
Jacson Miguel Stülp/CaseMKT
Reunião discutiu ainda diagnóstico do Plano de Desenvolvimento e Marketing
Santa Cruz do Sul - A entidades que integram a governança do Arranjo Produtivo Local da Agroindústria e Produção de Alimentos do Vale do Rio Pardo conheceram nesta terça-feira os detalhes da plataforma de comercialização que está sendo elaborado com recursos oriundos de convênio com o Governo do Estado, via Agência Gaúcha de Desenvolvimento e Promoção de Investimentos (AGDI).
Este foi um dos temas da reunião mensal que ocorreu na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), sendo que foi apresentado pelo professor Eduardo Kroth, que coordena este projeto, também o cronograma de elaboração da plataforma, que deverá levar um ano e meio. O sistema, que será hospedado nas nuvens, será uma forma dos produtores, microempresas, cooperativas conseguirem oferecer, disponibilizar, apresentar, comercializar seus produtos para as empresas, entidades públicas e outras demandadas.
O sistema terá uma série de funcionalidades n os quais os agricultores, produtores ou cooperativas possam ter um local para fazer o controle de apresentação venda seus produtos, e apresentar informações a respeito do mesmo, a fim de facilitar a interlocução com aqueles que irão adquirir os produtos. Para tanto, foi formado um grupo de trabalho dentro do próprio APL para dar um suporte à equipe de formatação.
"Haverá uma série de reuniões para cumprirmos as etapas e haver uma elaboração conjunta desse sistema. Ainda teremos que disponibilizar muitas horas para capacitação e ainda orientação por intermédio de vídeo a serem realizadas à distância", observou o professor Eduardo Kroth.
Houve o questionamento quanto à ausência de melhor acesso à internet em pontos mais distantes das cidades do Vale do Rio Pardo, sendo que um dos posicionamentos a serem adotados pelo grupo é o de buscar a melhoria das condições de acesso aos agricultores à tecnologia.
Diagnóstico
O segundo ponto da pauta da reunião de governança do APL VRP foi a apresentação do diagnóstico do Plano de Desenvolvimento e Marketing, realizado por Joal Azambuja Rosa. Ele apresentou dados de uma pesquisa realizada pela empresa América, contratada pela AGDI. Foram pesquisados 182 propriedades de 459 cadastradas.
Mesmo com a cultura do tabaco sendo muito presente na região, a pesquisa apontou que já existe uma cultura de diversificação na região. O levantamento apontou que a região deve priorizar produtos diferenciados, com valores naturais e que destaquem a cultura do lugar, com foco no abastecimento do mercado local inicialmente, na área de hortifrutigranjeiros.
Segundo o gestor do APL VRP, Jesus Edemir Rodrigues, esses dados ainda deverão ser melhor avaliados, em especial, pelo grupo de trabalho que foi montado para acompanhar os próximos passos da montagem do Plano de Desenvolvimento e Marketing da região. "Temos muitas contribuições a dar para a construção conjunta deste plano, que vai ser o norte para as próximas ações e atividades das agroindústrias e da produção de alimentos na região", observou.
Jacson Miguel Stülp - MTb /DRT-RS 9692
Direção de Conteúdo
Jornalista / Assessoria de Imprensa/
assessoria@casemkt.com
(51) 3056.2840 / 8164.0023
FB: CaseMarketing / Skype: Jacson.miguel.stulp
CASE MARKETING
Rua 28 de setembro, 624 / sala 624
Centro - 96810 174 - Santa Cruz do Sul/RS
www.casemkt.com