Capa

APL VRP: Central de Cooperativas deve sair do papel em 2017

09.11.2016  |    13 visualizações APL VALE DO RIO PARDO

Governança definiu em reunião incluir projeto de criação da entidade no uso dos recursos da PPC do Governo do Estado. Cooperativas ainda irão debater melhor formato

A Central de Cooperativas deve sair do papel em 2017. A reunião de governança do Arranjo Produtivo Local do Vale do Rio Pardo (APL VRP)- Agroindústria e Produção de Alimentos definiu em reunião na Unisc nesta terça-feira, dia 8, a inclusão do projeto de criação da central na aplicação dos recursos do Plano de Participação Popular e Cidadã deste ano.
Segundo o coordenador do APL VRP, Sérgio Reis, trata-se de uma entidade para centralizar as operações das cooperativas da região, além de otimizar as estruturas. "Atualmente é necessário trabalhar em conjunto e não de forma isolada para poder competir no mercado", observou.
O técnico da Unidade de Cooperativismo da Emater, Edson Mohr, apresentou os conceitos da Central de Cooperativas, e os aspectos legais, sociais e econômicos envolvidos pelas entidades agregadas. O presidente da Cooperativa Leoboqueirense de Agricultores Familiares (Cooperlaf), de Boqueirão do Leão, Leandro Peterson, disse que a ideia é acessar os mercados por cada cooperativa, mas a questão logística, infraestrutura, troca de prestação de serviços entre as cooperativas precisa ter uma regulação da Central de Cooperativas.
"No quesito deslocamento dos produtos, por exemplo, algumas cooperativas têm caminhão, outras não. E porque não otimizarmos tudo num transporte unificado, ao invés de fazer tudo de forma separada, aumentando o custo?", questionou. Segundo ele, juntar as cooperativas é fundamental para ter mais competitiva para acessar ao mercado institucional, além de otimizar as estruturas existentes, ocupando os equipamentos ocioso.
Entre as cooperativas da região que podem ser beneficiadas pela Central estão a Coopersanta, de Santa Cruz do Sul; a Copasvale, de Passo do Sobrado e Vale Verde; Cooperlaf, de Boqueirão do Leão; Copervec, de Vera Cruz; Ecovale, de Santa Cruz do Sul e a Coprova, de Venâncio Aires.
No encontro houve a votação para que o APL use parte dos recursos da recursos do Plano de Participação Popular e Cidadã (PPC) - valor de R$ 475 mil - para fomentar a criação desta Central de Cooperativas. O coordenador do APL, Sérgio Reis, ainda sugeriu para que as cooperativas discutam a central nos seus respectivos conselhos.
Ficou definido que no dia 14 de dezembro, na Unisc, será realizado um Seminário para o debate da Central. O vento será organizado pela UCP da Emater, que deverá trazer uma experiência de Central de Cooperativas de outra região.

Outros assuntos
Durante a reunião ainda foi apresentado um relato das atividades em execução, em especial da plataforma de comercialização, que está sendo elaborado pelo APL VRP. A plataforma deve ser disponibilizada para todo o Estado, via parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).
Também houve a apresentação do curso de processamento de farinhas de vegetais, com o aproveitamento de resíduos de atividades agroindustriais para agregação de renda, pelo
Departamento de Química e Física junto com o Departamento de Engenharia. A atividade tem o objetivo reaproveitar vegetais que não são mais reaproveitáveis, como beterraba, couve, espinafre e pimentão. A capacitação é gratuita e ocorre no dia 23.
Já no dia 22, às 8h30 ocorre o Seminário para validação do Plano de Desenvolvimento e Marketing APL VRP.


Jacson Miguel Stülp - MTb /DRT-RS 9692
Direção de Conteúdo
Jornalista / Assessoria de Imprensa/
assessoria@casemkt.com
(51) 3056.2840 / 8164.0023
FB: CaseMarketing / Skype: Jacson.miguel.stulp

CASE MARKETING
Rua 28 de setembro, 624 / sala 624
Centro - 96810 174 - Santa Cruz do Sul/RS
www.casemkt.com
Leia também...
16.09.2024

Evento será realizado neste sábado, junto à sede da Associação dos Funcionários da Afubra

16.02.2024

Ela foi eleita na noite desta quinta-feira, dia 15, em assembleia realizada pela associação na sede do Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura Familiar de Santa Cruz do Sul

19.09.2022

Evento será retomado depois de dois anos e ocorre no Pavilhão da Comunidade Católica de Linha João Alves

14.06.2022

Reforma do atual ponto pela Prefeitura num período de seis meses vai modificar transferir ponto para a antiga farmácia, defronte ao atual espaço