APL Agroindústria e Produção de Alimentos conhece Plano Estratégico de Desenvolvimento
23.11.2016
| 72 visualizações
APL VALE DO RIO PARDO
-
Seminário debateu plano estratégico para o APL VRP
Jacson Miguel Stülp/CaseMKT
-
Seminário debateu plano estratégico para o APL VRP
Jacson Miguel Stülp/CaseMKT
-
Seminário debateu plano estratégico para o APL VRP
Jacson Miguel Stülp/CaseMKT
Estudo apresentado ainda deve passar por outra rodada de discussões no próximo ano
Santa Cruz do Sul - Um seminário nesta terça-feira, na Unisc, discutiu o Plano Estratégico e Marketing do Arranjo Produtivo Local (APL) Produção de Alimentos e Agroindústria do Vale do Rio Pardo. O estudo, elaborado pela América Consultoria, de Porto Alegre, foi disponibilizado pela Agência de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (AGDI) para a região.
Houve a participação das entidades da governança do APL, sendo debatidos os principais pontos. Um novo encontro deve ser realizado nos primeiros meses do ano que vem para que a proposta tenha um alinhamento entre o planejamento com a Central de Cooperativas e a rede de comercialização. A Central de Cooperativas, a rede de comercialização são projetos com recursos do Plano de Participação Popular e Cidadã (PPC) de 2016, e serão implantados em 2017. O estudo foi apresentado pelos consultores Raquel Rohden, Eduardo Aubert e Joal de Azambuja Rosa.
Entre os marcos objetivos no Plano Estratégico de Desenvolvimento foram estabelecidos o de especializar as atividades primárias intensivas em renda, consolidar a especialização na agroindústria rural artesanal e fortalecer o capital social e cooperação.
Oito programas foram definidos como prioritários: a educação rural; a expansão da produção primária com substituição de produtos, processos e elevação da produtividade; a expansão e qualificação da indústria rural de alimentos; o turismo rural; a regularização sanitária e ambiental e certificações diferenciadoras; a capacitação em gestão sustentável dos estabelecimentos rurais; participação, cooperação e compartilhamento de experiências e a comercialização. Dentro de cada programa foram definidos 28 projetos para serem colocados em prática a fim de alavancar a produção de alimentos e as agroindústrias do Vale do Rio Pardo.
Marketing
Também foi apresentado o plano estratégico de marketing, que levou em consideração a análise da situação interna e do mercado de alimentação, avaliando tendências e a concorrência, a situação econômica, os avanços tecnológicos, o público consumidor.
O plano estratégico apresentado pela América Consultoria definiu ações a serem realizadas ao longo de um ano a fim de definir estratégias nas áreas de comercialização de produtos e capacitação de fornecedores. O custo para a aplicação total do plano é de R$ 1 milhão, onde os recursos poderiam ser captados via Governo do Estado, que tem novo edital a ser lançado nos próximos dias.
O gestor do ALP VRP, Jesus Edemir Rodrigues, observa que é preciso adequar os planos aos interesses da governança. "Trata-se de um estudo completo e que vai dar um norte para o nosso APL para os próximos anos. Vamos ainda realizar um novo encontro para alinhavar mais o estudo, adequar o plano ao APL e vice-versa, especialmente da proposta ter bastante impacto nas atividades e a partir disso nos focarmos em ações para desenvolver ainda mais as atividades para as agroindústrias e a produção de alimentos na região".
Jacson Miguel Stülp - MTb /DRT-RS 9692
Direção de Conteúdo
Jornalista / Assessoria de Imprensa/
assessoria@casemkt.com
(51) 3056.2840 / 8164.0023
FB: CaseMarketing / Skype: Jacson.miguel.stulp
CASE MARKETING
Rua 28 de setembro, 624 / sala 624
Centro - 96810 174 - Santa Cruz do Sul/RS
www.casemkt.com