Rede intercooperativada surge como alternativa para fortalecer cadeia
14.12.2016
| 12 visualizações
APL VALE DO RIO PARDO
-
Seminário debateu plano estratégico para o APL VRP
Jacson Miguel Stülp/CaseMKT
-
Cooperativas se reuniram em seminário na Unisc
Jacson Miguel Stülp/CaseMKT
-
Cooperativas se reuniram em seminário na Unisc
Jacson Miguel Stülp/CaseMKT
Seminário de cooperativas discutiu criação de Central de Cooperativas, que deve ficar para um segundo momento
Santa Cruz do Sul - Um seminário na manhã desta quarta-feira, dia 14, na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) promovido pelo Arranjo Produtivo Local (APL) Agroindústria e Produção de Alimentos do vale do Rio Pardo para o debate do fortalecimento das cooperativas da região. A ideia inicial era discutir a criação da Central de Cooperativas do Vale do Rio Pardo, mas os representantes optaram pela montagem inicialmente de uma rede intercooperativada, deixando o debate Central para um segundo momento.
Isso para fortalecer os vínculos e a cadeia produtiva antes do próximo passo que seria a criação a Central de Cooperativas para acessar aos mercados institucionais, principalmente em outras regiões. "No mercado local e regional as cooperativas estão dando conta, mas precisamos nos organizar para acessar aos mercados nos grandes centros, em especial na região de Santa Maria e Metropolitana", observa o coordenador do APL VRP, Sérgio Reis.
Segundo ele, as cooperativas ainda não tenham um amadurecimento suficiente para a criação da Central. "É preciso aprofundar algumas questões como o funcionamento, a estrutura, os encargos e impostos, entre outros. Ainda precisamos fortalecer um pouco mais este relacionamento entre as cooperativas e por isso, optamos pela rede", citou Reis.
Além de integrantes das cooperativas, também estiveram presentes técnicos da Emater/RS, que atuam no setor de cooperativismo, que participaram dos debates. O próximo passo deverá ser o de incrementar a rede de articulação entre as cooperativas e partir para a criação de uma associação para ter o acesso a recursos financeiros e ter uma representatividade maior, mas que não poderá comercializar produtos, por exemplo. Outro passo a ser dado é a associação das cooperativas a Centrais de outras regiões para que possam fornecer alimentos para os editais institucionais a serem abertos.
Por outro lado o APL VRP participa nesta quinta-feira, dia 15, do evento de avaliação de APLs do Rio Grande do Sul, no auditório do Banco Rio-grandense de Desenvolvimento (BRDE). Nessa atividade também haverá o lançamento do edital de projetos prioritários. O evento é realizado pela Agência Gaúcha de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (AGDI) e pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Estado.
Jacson Miguel Stülp - MTb /DRT-RS 9692
Direção de Conteúdo
Jornalista / Assessoria de Imprensa/
assessoria@casemkt.com
(51) 3056.2840 / 9912.49020 / 8164.0023
FB: CaseMarketing / Skype: Jacson.miguel.stulp
CASE MARKETING
Rua 28 de setembro, 624 / sala 624
Centro - 96810 174 - Santa Cruz do Sul/RS
www.casemkt.com