Patinação: Gaúcho em Santa Cruz é preparatório para o Brasileiro
23.04.2017
| 56 visualizações
XLISE
-
Arbitragem seguiu novos critérios no Gaúcho em Santa Cruz
Jacson Miguel Stülp/CaseMKT
-
Carlos Radtke, um dos atletas que vai para o Brasileiro em Brasília
Jacson Miguel Stülp/CaseMKT
-
Presidente da Federação, Leo Bengoechea
Jacson Miguel Stülp/CaseMKT
Competição no Poliesportivo entre quinta-feira e sábado, reuniu 145 atletas de todo o Estado, e apresentou novidades
Santa Cruz do Sul - O Campeonato Gaúcho e Torneio Estadual de Patinação, que encerrou sábado, no ginásio Poliesportivo, em Santa Cruz do Sul, serviu de preparação dos atletas para o Campeonato Brasileiro de Patinação, que ocorre em Brasília, entre 28 de abril e 5 de maio.
A competição teve a participação de 145 patinadores, vindos de Porto Alegre, São Leopoldo, Guaíba, Novo Hamburgo, Canoas, Venâncio Aires, Rio Pardo, Igrejinha, Bento Gonçalves, Lajeado, Frederico Westphalen e Santa Cruz do Sul. A organização do campeonato foi da Federação Gaúcha de Patinagem e Clube Xlise de Patinação e, com apoio da Prefeitura de Santa Cruz do Sul e da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc).
O presidente da Federação Gaúcha de Patinagem, Léo Bengochea, destacou que a competição em Santa Cruz do Sul foi muito importante para os patinadores aproveitarem como treinamento de luxo por anteceder o certame brasileiro.
"Eu acredito que os atletas gaúchos tenham condições de representar muito bem o Estado no certame nacional. Eu vejo os clubes com muita evolução e se adaptando ao novo sistema de julgamento, que usamos neste Estadual, como um laboratório", citou.
Em relação ao nível técnico da competição, Bengochea observa que está surgindo uma safra nova de atletas. "As categorias de idade menor estão vindo muito fortes no individual. Ficou uma lacuna muito distante da categoria Adulto e Sênior da Juvenil. Mas as categorias Cadete e Infantil têm várias atletas novas, com bom potencial", citou. No entanto, o presidente da Federação cita que o Rio Grande do Sul tem outras modalidades muito fortes para o Mundial, como o Quarteto, Solo Dance e Free Dance. "Eu acho que mudou um pouco o foco, a modalidade, mas não deixamos de ficar fortes no cenário nacional e mundial."
Santa Cruz
Segundo o presidente da FGP, sediar Campeonato Gaúcho em Santa Cruz do Sul é estar em casa. "Independente do clube que esteja sediando - XLise ou Patins Sul - o trabalho de equipe, dos pais, é muito forte e concentrado no fazer certo. Fora que a Prefeitura dá um apoio muito bom, o ginásio é espetacular e comporta tudo muito bem. E a rede hoteleira é maravilhosa. Sempre é um prazer ter a cidade como sede de estaduais ou qualquer outro campeonato que a gente venha a fazer", destacou.
Leo Bengochea destacou o seu segundo ciclo à frente da Federação, cujo mandato começou no início de 2017, pelos próximos três anos. "Na gestão anterior também buscamos melhorar a questão arbitral. Ou seja, buscar pessoas de fora para darem curso e melhorar a arbitragem. O que acontece é que não adianta termos excelentes atletas e não saberem o que vai acontecer na competição. E isso é algo bem sério, e isso acontece em Mundial também. Porque a questão arbitral é subjetiva", citou.
Ele explicou que o novo sistema de arbitragem chega para mudar a concepção da avaliação subjetiva e para o público poder entender quem vai ganhar. "O que vem acontecendo atualmente é uma incógnita e a culpa é do sistema, da forma que vem sendo feito o cálculo. Talvez por isso, o esporte tenha dificuldade de ser olímpico. Tem que dar mídia, aparecer na televisão, ser visto. E da forma como vinha sendo feito, a gente não teria nunca esse retorno. Estamos usando o mesmo sistema do gelo. E porque ele tem essa visibilidade, esse apelo? Porque hoje quem olha a patinação no gelo, ele diz: esse foi o melhor", ponderou.
Brasileiro
O foco dos atletas agora é o Campeonato Brasileiro, que ocorre na capital federal entre 28 de abril e 5 de maio. O Clube XLise de Patinação vai participar com 12 atletas: no Torneio Nacional, Valentina Vitalis, Mariana Treib, Laura de Lima, Martina Regert, Sarah Betina da Costa, Roberta Schroeder e Sophia Eich; na Classe Internacional, Rafaela Baierle e Carlos Radtke; e nos Quartetos, Carlos Radtke e Natália Eich.
Resultados da XLise
Campeonato Gaúcho classe internacional
Carlos Radtke: 1º lugar livre sênior
Rafaela Baierle: 1º lugar livre Infantil
Quarteto Fusion, com os atletas Carlos Radtke e Natália Eich, 2º lugar quarteto sênior
Torneio Estadual
Roberta Etges: 1º lugar livre até 16 anos; 1º lugar Figuras Obrigatórias avançado até 16 anos; 1º lugar Freedance até 16 anos
Mariana Treib: 1º lugar livre individual até 10 anos; 1º lugar Solo Dance até 10 anos; 2º lugar Freedance até 10 anos
Martina Regert: 1º lugar Figuras Obrigatórias Adulto N2
Isadora Appelt de Souza: 1º lugar Figuras Obrigatórias até 14 anos
Ana Laura Hoppe: 3º lugar Figuras Obrigatórias até 12 anos
Valentina Vitalis: 3º lugar solo dance Até 10 anos
Laura de Lima: 1º lugar Freedance até 10 anos
Sarah Betina da Costa: 2º lugar Figuras obrigatórias avançado até 8 anos e 3º lugar solo dance avançado até 8 anos
Sophia Eich: 2º lugar Freedance até 12 anos e 3 o lugar Solo Dance até 12 anos
Márcio Goularte: 1o lugar Classe Especial
Jacson Miguel Stülp - MTb /DRT-RS 9692
Direção de Conteúdo
Jornalista / Assessoria de Imprensa/ assessoria@casemkt.com
(51) 3056.2840 / 999946313
FB: CaseMarketing / Skype: Jacson.miguel.stulp
CASE MARKETING
Rua 28 de setembro, 624 / sala 624 Centro - 96810 174 - Santa Cruz do Sul/RS
www.casemkt.com