Capa

Efasc debate a produção de alimentos orgânicos

29.06.2017  |    74 visualizações APL VALE DO RIO PARDO

Quinta Semana de Alimentos Orgânicos promovido pela Escola da Família Agrícola de Santa Cruz apresentou casos de produção de jovens egressos

Santa Cruz do Sul – Os alunos da Escola da Família Agrícola de Santa Cruz do Sul (Efasc) e Escola Família Agrícola de Vale do Sol (Efasol), participaram nesta terça e quarta-feira da 5ª edição da Semana de Alimentos Orgânicos, na sede da EFASC, em parceria com a o APL de Agroindústrias e Produção de Alimentos do VRP, Articulação em Agroecologia do Vale do Rio Pardo (AAVRP). O evento contou com a apresentação de cases de produção de alimentos orgânicos.

A programação contou com participação do agrônomo e monitor da Efasol, Dênis Jahnke e do produtor Gilmar Carvalho, que trabalha com produção de sementes de arroz orgânico no Assentamento 30 de maio, em Charqueadas. Eles abordaram situações sobre produção agroecológica e os benefícios para a saúde da população.

Também foi realizado um painel com experiências de produção local na agricultura familiar, com a Feira Jovem de Boa Vista, com os jovens Douglas Etges, Maurício Dorfey, Matheus Staub e Luis Hauth, a Associação dos Agricultores Produtores de Alimentos de Sinimbu, por Jean Hirsch; o Sitio Cepa Cipó, por Amadeu Krebs, de Santa Cruz do Sul e Sítio Surucuá Educação Florestal, com a presença de Gabriela Gomes, de Rio Pardo.

O coordenador institucional da Efasc, João Paulo Reis Costa, destaca que o objetivo da semana de Alimentos Orgânicos é apresentar aos alunos as situações existentes da realidade da produção de alimentos orgânicos. “A demanda da população por alimentos saudáveis está crescendo, na região, país e mundo. Estamos debatendo caminhos para que nossos estudantes conduzam este processo dentro das suas famílias, cada vez mais preocupados em oferecer alimentos saudáveis e livres de qualquer tipo de agrotóxico”, destacou.

Sementes

Um dos casos apresentados foi do produtor Gilmar Carvalho, que trabalha com produção de sementes de arroz orgânico no Assentamento 30 de maio, em Charqueadas. Ele apontou que viu a necessidade de produzir a semente, já que o mercado carecia de sementes agroecológicas, algo que não existia. “Tivemos que criar um modelo de produção e atualmente somos uma referência no estado e no país”, ponderou.

O gestor do APL VRP, Jesus Edemir Rodrigues, observa que os debates em torno da produção agroecológica são muito importantes e a presença do Arranjo Produtivo Local, com a divulgação da Plataforma de Comercialização é essencial.

“O consumidor precisa saber diferenciar a produção orgânica da produção sintética quando fizermos a oferta desses produtos, a plataforma vai precisar destacar o sistema de produção do alimento que será ofertado para os consumidores”, explicou.

 

Jacson Miguel Stülp – MTb /DRT-RS 9692

Direção de Conteúdo

Jornalista / Assessoria de Imprensa/ assessoria@casemkt.com

(51) 3056.2840 / 9999.46313

FB: CaseMarketing / Skype: Jacson.miguel.stulp

CASE MARKETING

Rua 28 de setembro, 624 / sala 624 Centro - 96810 174 - Santa Cruz do Sul/RS

www.casemkt.com

Leia também...
16.09.2024

Evento será realizado neste sábado, junto à sede da Associação dos Funcionários da Afubra

16.02.2024

Ela foi eleita na noite desta quinta-feira, dia 15, em assembleia realizada pela associação na sede do Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura Familiar de Santa Cruz do Sul

19.09.2022

Evento será retomado depois de dois anos e ocorre no Pavilhão da Comunidade Católica de Linha João Alves

14.06.2022

Reforma do atual ponto pela Prefeitura num período de seis meses vai modificar transferir ponto para a antiga farmácia, defronte ao atual espaço