Vale do Sol - Nos dias 29 e 30 de agosto os monitores Marlon Bianchini e Régis Solano estiverem presentes na Expointer 2017 representando a Escola da Família EFASOL. A partir de uma parceria com a FETAG-RS, a Escola Família Agrícola do Vale do Sol esteve expondo suas práticas junto com as outras três EFAs do RS, dividindo a banca com diferentes experiências em educação do campo, como o Crescer Legal e as Casas Familiares Rurais.
A banca foi um espaço de troca de conhecimentos a partir das sementes crioulas que estavam expostas. Segundo o professor Marlon Bianchini, monitor da EFASOL, “as sementes são um resgate importante realizado pelas/pelos estudantes, que para a Expointer, disponibilizaram mais de 40 espécies de sementes que foram trocadas e doadas a todas/todos que estavam dispostas/dispostos a reproduzir e manter vivo o espírito de guardiã/guardião de sementes”.
Já no dia 31 de agosto, as turmas de segundo ano realizaram uma visita técnica a Expointer. A visita teve como objetivo possibilitar aos/às jovens o conhecimento sobre as tecnologias voltadas ao campo, possibilitando a discussão a respeito do que queremos para o campo enquanto agricultura. Durante o dia, as/os estudantes participaram de oficinas na Casa da EMATER/RS-Ascar, com os mais variados temas, como conservação de solo e manejo de pragas e doenças. Ainda, puderam visitar o Pavilhão da Agricultura Familiar, onde estavam presentes muitas agroindústrias de diversas regiões do estado e do país.
No mesmo dia, no Espaço Cultural do Pavilhão da Agricultura Familiar, foi realizado o lançamento da Revista Sementes Crioulas, produto do Projeto Juventudes do Campo realizado pela AGEFA em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo do Estado do Rio Grande do Sul - SDR. Na ocasião, o Secretário Executivo da AGEFA, Adair Pozzebom, realizou uma fala a respeito da importância da parceria entre EFAs e a SDR, principalmente no que tange a preservação da agrobiodiversidade crioula. O presidente da AGEFA, Anderson Richter, também colocou a importância da permanência das sementes crioulas nas mãos dos/das agricultores/agricultoras como forma de autonomia na agricultura. Também, estava presente na cerimônia o Secretário da SDR Tarcísio Minetto, que ressaltou o trabalho das EFAs para Educação do Campo como forma de auxílio para a permanência do/da jovem no campo.
LEMBRETE: A EFASOL ABRIRÁ SEU PROCESSO DE INSCRIÇÃO PARA 2018 EM SETEMBRO. PARA REALIZAR A INSCRIÇÃO É NECESSÁRIO COMPROVAR VÍNCULO COM A AGRICULTURA E ESTAR CIENTE QUE SERÁ INDISPENSÁVEL COMPROVAÇÃO DE APROVAÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL. MAIS INFORMAÇÕES SOBRE O PROCESSO DE INGRESSO/2018 NA EFASOL SERÃO VINCULADAS NESSE JORNAL NESSE MÊS.
Acompanhe as atividades da EFASOL nas redes pelo endereço: https://www.facebook.com/escolafamiliaagricoladevaledosol/
Evento será realizado neste sábado, junto à sede da Associação dos Funcionários da Afubra
Ela foi eleita na noite desta quinta-feira, dia 15, em assembleia realizada pela associação na sede do Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura Familiar de Santa Cruz do Sul
Evento será retomado depois de dois anos e ocorre no Pavilhão da Comunidade Católica de Linha João Alves
Reforma do atual ponto pela Prefeitura num período de seis meses vai modificar transferir ponto para a antiga farmácia, defronte ao atual espaço