Porto Alegre - O Governo do Estado, por intermédio da Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (SDECT) fez a prorrogação por mais seis meses, do convênio com a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) para o Arranjo Produtivo Local (APL VRP) de Agroindústria e Produção de Alimentos do Vale do Rio Pardo.
A assinatura da prorrogação ocorreu na quarta-feira, na SDECT, pelo pró-reitor de Extensão e Relações Comunitárias da Unisc, Ângelo Hoff, e pelo secretário adjunto da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Evandro Fontana. Os recursos do convênio totalizam R$ 410 mil, e estão sendo aplicados no desenvolvimento de um aplicativo a ser utilizado para a comercialização de produtos da agricultura familiar. A ferramenta será utilizada por agricultores, cooperativas, comerciantes, compradores e terá uma série de funções, entre as quais, ainda o de gerenciamento da propriedade, por exemplo.
Conforme a diretora do departamento de Ciência, Inovação e Tecnologia da SDECT, Suzana Sperry, os APLs fomentam a governança e a capacidade técnica das comunidades e de setores priorizados pelo Estado. Além disso, segundo ela, estimulam fatores endógenos que ampliam sua capacidade de agregação de valor, criação de postos de trabalho e geração local de renda.
Um APL é um conjunto de empresas, produtores e instituições que, em um mesmo território, mantêm vínculos de cooperação. Com produtos semelhantes, participam da mesma cadeia produtiva, utilizam insumos comuns, necessitam de tecnologias semelhantes e informações sobre os mesmos mercados. No caso do APL VRP, tem o foco na produção de alimentos oriundos da agricultura familiar, visando abastecer o mercado regional e institucional.
O gestor do APL VRP, Jesus Edemir Rodrigues, destaca que a prorrogação do convênio com o Governo do Estado foi muito importante para que as etapas finais do aplicativo pudessem ser testadas. “Agradecemos a interferência do deputado Edson Brum para conseguirmos a prorrogação, pois ela vai permitir que sejam feitos os últimos ajustes e testes da ferramenta junto aos nossos agricultores”, observou.
Participaram da reunião a assessora de prestação de serviços da Pró-Reitoria de Extensão e Relações Comunitárias, Patrícia Klamt; o coordenador do APL VRP, João Paulo Reis Costa; o gestor do APL VRP, Jesus Edemir Rodrigues, e o representante do gabinete do Deputado Edson Brum, Daniro Goetze.
Evento será realizado neste sábado, junto à sede da Associação dos Funcionários da Afubra
Ela foi eleita na noite desta quinta-feira, dia 15, em assembleia realizada pela associação na sede do Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura Familiar de Santa Cruz do Sul
Evento será retomado depois de dois anos e ocorre no Pavilhão da Comunidade Católica de Linha João Alves
Reforma do atual ponto pela Prefeitura num período de seis meses vai modificar transferir ponto para a antiga farmácia, defronte ao atual espaço