Santa Cruz do Sul – A busca pela abertura de novos mercados faz as empresas saírem da zona de conforto e conhecer realidades novas. Foi o que fez o grupo de empresários do setor metalmecânico de Gravataí, que encontrou na agricultura familiar do Vale do Rio Pardo uma forma de buscar ideias para o desenvolvimento de novos produtos e inovação no mercado.
O APL MEC, com base em Gravataí, possui sua governança através pelo Setorial Metalmecânico do Vale do Gravataí (SEMMEGRA), que atua desde 2001. A comitiva foi composta pelos empresários Dilque Dionis Westphal, presidente da entidade e representante da New-teck Equipamentos e Sistemas; Claudio Klein, da KS Industrial; Everaldo Romeiro, da Qualisul Metrologia; Mateus Rolim, da Metalúrgica Rolim e Rodrigo Kayser Schwertner, gestor executivo da SEMMEGRA.
O objetivo da missão, segundo Rodrigo Kayser Schwetner, foi conhecer a realidade das agroindústrias familiares e cooperativas afim de colher ideias de novos equipamentos que podem ser desenvolvidos pelas empresas do grupo. “Estamos abrindo novos mercados. A crise impõem as empresa a busca de novas de negócio e a agricultura familiar e as agroindústrias são potenciais demandantes de equipamentos além de convergirem na direção dos valores e princípios que temos dentro do SEMMEGRA”, destaca.
A comitiva foi acompanhada pelo gestor do APL VRP, Jesus Edemir Rodrigues, e cumpriu um roteiro que incluiu as agroindústrias de produção de melado e polpa de frutas da família Bartz, em Linha Dona Josefa, Vera Cruz; a agroindústria Sabores do Vale, em Vale do Sol; a Coopersanta, em Santa Cruz do Sul; e a agroindústria Schuh, em Cerro Alegre Alto.
Os empresários conheceram os processos produtivos de melado e polpa de frutas, além de uma máquina de descascar aipim. “Iremos estudar alguma forma de desenvolver ferramentas que possam melhorar o dia-a-dia do trabalho desses agricultores. E é claro, que essa inovação possa ser produzida em escala para ser colocada para outras agroindústrias”, destacou o empresário Dilque Dionis Westphal.
Novidade
O grupo de empresários ficou impressionado com um implemento que encontrou na agroindústria Schuh, em Cerro Alegre Alto. O seu Marino Schuh, junto com a filha Daniela, criou uma estrutura capaz de plantar aipim de forma mecanizada com um trator. O equipamento é capaz de plantar 1,8 mil pés de aipim por hora, junto com a aplicação de adubo.
“Eu pensei muito de como tinha que ser a sequência e fui adaptando os equipamentos que tinha na propriedade. Esse foi o primeiro ano que usamos a máquina e deu tudo muito certo. É claro que ela poderia plantar mais pés de aipim, mas é preciso que o equipamento se adapte à necessidade da propriedade”, destacou Marino. Ele ainda concebeu um implemento para a lavagem de cenouras, batatas e o próprio aipim.
Case Marketing - Assessoria de Imprensa do APL VRP
Contatos: assessoria@casemkt.com (51) 3056.2840 / 9999.46313
FB: CaseMarketing
Rua 28 de setembro, 624 / sala 624 Centro - 96810 174 - Santa Cruz do Sul/RS
Evento será realizado neste sábado, junto à sede da Associação dos Funcionários da Afubra
Ela foi eleita na noite desta quinta-feira, dia 15, em assembleia realizada pela associação na sede do Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura Familiar de Santa Cruz do Sul
Evento será retomado depois de dois anos e ocorre no Pavilhão da Comunidade Católica de Linha João Alves
Reforma do atual ponto pela Prefeitura num período de seis meses vai modificar transferir ponto para a antiga farmácia, defronte ao atual espaço