Capa

APLs do Estado debatem sua importância política para as regiões

14.03.2018  |    19 visualizações APL VALE DO RIO PARDO

Encontro ocorre durante a Expoagro Afubra, na próxima quarta-feira, dia 21, no Centro Vocacional Tecnológico

Rio Pardo - O APL de Agroindústria e Alimentos da Agricultura Familiar do Vale do Rio Pardo junto com a Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (SDECT), por meio do Departamento de Ciência e Tecnologia (DCIT), promovem na próxima quarta-feira, dia 21, o encontro dos APLs do Rio Grande do Sul. 

O evento ocorre durante a Expoagro Afubra, no Centro Vocacional Tecnológico (CVT), com início às 10h, e é voltado para gestores e responsáveis técnicos e financeiros dos projetos vinculados. O objetivo será debater sobre a importância da política de APLs e avaliar seus resultados, e também orientar as equipes da SDECT sobre prestações de contas técnicas e financeiras.

O coordenador do APL Agroindústria e Produção de Alimentos da Agricultura Familiar, João Paulo Reis Costa destaca que o encontro é essencial para que os APls demonstrem sua força perante às autoridades, em especial ao secretário de Desenolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (SDECT), Márcio Biolchi, que deve estar presente. “É fundamental manter a política de apoio aos APLs, pois estão buscando o desenvolvimento das mais variadas regiões do Estado”, observou.

O ano de 2018 vai ser muito importante, pois vai ser finalizado o fomento pelo Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (Bird), valor que é aplicado na política de APLs. Assim, João Paulo Reis Costa salienta que é fundamental que se encontre formas de financiar e seguir estimulando o programa. “O Vale do Rio Pardo, atualmente, está muito bem alinhado e consegue buscar um financiamento através de outros programas. Mas existem regiões que carecem deste auxilio e deste olhar do Governo do Estado para o programa de APLs e é isso que iremos defender”, cita.

Programação

A programação começa às 10h, com a reunião com a participação do secretário Márcio Biolchi e balanço dos investimentos. Às 10h30 ocorre a entrega da Carta Aberta em defesa dos APLs; às 11h a apresentação dos Casos de Sucesso: lançamento do aplicativo “Daqui Alimentos” do APL Vale do Rio Pardo; Trino Polo (Tecnologia da Informação da Serra Gaúcha); Polo de Moda Norte. Ao meio-dia ocorre o almoço e à tarde, a partir das 13h30, a SDECT passará novas orientações sobre prestação de contas técnica e financeira.

 

Os Apls no Estado

Os APLs enquadrados na SDECT são: o da Agroindústria Familiar do Corede Celeiro; o de Agroindústria Familiar da Região das Missões; o de Agroindústria Familiar e Diversidade do Médio Alto Uruguai e do Rio da Várzea; o de Agroindústria Familiar e Alimentos do Vale do Rio Pardo; o de Agroindústria Familiar do Vale do Taquari; o de Alimentos da Região Sul; o de Audiovisual; o de  Complexo Industrial da Saúde; o de Eletroeletrônico de Automação e Controle; o de Máquinas e Equipamentos Industriais; o Metalmecânico da Região Central; o Metalmecânico e Automotivo da Serra Gaúcha; o Metalmecânico Pós-colheita; o Moveleiro da Serra Gaúcha; o de Pedras, Gemas e Joias; o de Polo de Moda da Serra Gaúcha; o do Polo Naval e de Energia de Rio Grande e Entorno; o de Tecnologia da Informação e Comunicação da Região Central; o de Tecnologia da Informação da Serra Gaúcha; do Leite do Corede Fronteira Noroeste; de Tecnologia da Informação e Comunicação da Região Norte; de Apicultura do Vale do Jaguari; Polo de Defesa de Santa Maria;  Polo de Moda do Norte Gaúcho; Vitivinícola da Serra Gaúcha; de Ovinos e Turismo do Alto Camaquã; Pré-Colheita do Alto Jacuí e Produção; e Jogos Digitais. Existem mais cinco reconhecidos: o do Setor Têxtil e do Vestuário da Região do Alto Uruguai Gaúcho; Polo Naval do Jacuí; de Agroindústria Familiar do Litoral; dos Móveis de Torres; e do Leite de Santana do Livramento.

Leia também...
16.09.2024

Evento será realizado neste sábado, junto à sede da Associação dos Funcionários da Afubra

16.02.2024

Ela foi eleita na noite desta quinta-feira, dia 15, em assembleia realizada pela associação na sede do Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura Familiar de Santa Cruz do Sul

19.09.2022

Evento será retomado depois de dois anos e ocorre no Pavilhão da Comunidade Católica de Linha João Alves

14.06.2022

Reforma do atual ponto pela Prefeitura num período de seis meses vai modificar transferir ponto para a antiga farmácia, defronte ao atual espaço