Capa

Vice-presidente da Ativales participa de whorkshop sobre Cidades Inteligentes

09.04.2018  |    15 visualizações LIFASC

Evento foi promovido pela Prefeitura de Montenegro e pelo Curso de Administração da Unisc

O vice-presidente institucional da Ativales e vice-presidente de Desenvolvimento da Assemp, professor Eduardo Kroth, participou no último sábado, dia 7, de um workshop promovido pela Prefeitura Municipal de Montenegro e pelo Curso de Administração da Unisc em Montenegro, onde abordou o tema Cidades Inteligentes.

O evento contou com a participação de mais de 100 pessoas ligadas à gestão pública municipal. Segundo o VP institucional da Ativales, Eduardo Kroth, o propósito principal foi apresentar os conceitos e alguns exemplos ao redor do tema Cidades inteligentes, para criar forças locais para desenvolver soluções melhores ao cidadão.

“O interesse pelo assunto e a atenção do grupo foram pontos marcantes. Aproveitei para conversar sobre zona rural inteligente também a fim de incutir nos gestores a necessidade de se voltar o olhar para o interior do município”, observou. O enfoque atual é na cidade criativa e sustentável, que faz uso da tecnologia em seu processo de planejamento com a participação dos cidadãos.

 

O que são Cidades Inteligentes

Cidades Inteligentes, ou Smart Cities são sistemas de pessoas interagindo e usando energia, materiais, serviços e financiamento para catalisar o desenvolvimento econômico e a melhoria da qualidade de vida. Esses fluxos de interação são considerados inteligentes por fazer uso estratégico de infraestrutura e serviços e de informação e comunicação com planejamento e gestão urbana para dar resposta às necessidades sociais e econômicas da sociedade.

São 10 dimensões que indicam o nível de inteligência de uma cidade: governança, administração pública, planejamento urbano, tecnologia, o meio-ambiente, conexões internacionais, coesão social, capital humano e a economia.

Apesar de ser um conceito relativamente recente, o conceito de Cidades Inteligentes já se consolidou como assunto fundamental na discussão global sobre o desenvolvimento sustentável e movimenta um mercado global de soluções tecnológicas.

Atualmente, cidades de países emergentes estão investindo bilhões de dólares em produtos e serviços inteligentes para sustentar o crescimento econômico e as demandas materiais da nova classe média. Ao mesmo tempo, países desenvolvidos precisam aprimorar a infraestrutura urbana existente para permanecer competitivos.

Leia também...
03.03.2023

Desligamento de atividades

02.03.2023

Jogos ocorrem às 14 e às 16h

26.02.2023

Jogos deste domingo ocorreram em São Martinho e em Cerro Alegre Alto e tiveram grande número de gols

22.02.2023

Confrontos ocorrem em Cerro Alegre Alto, no campo do Juventude, e em São Martinho, no campo do Guarani