Ibarama – O município de Ibarama sedia nos dias 9 e 10 de agosto, a XVIII edição do Saberes, Sabores e Sementes Crioulas e o APL de Agroindústrias e Produção de Alimentos da Agricultura Familiar do Vale do Rio Pardo é um dos apoiadores deste evento. A programação será intensa e será realizado o 17º Dia da Troca das Sementes Crioulas, o 7º Seminário da Agro biodiversidade Crioula, a 7ª Feira da Economia Popular Solidária, 7º Seminário dos Guardiões Mirins das Sementes Crioulas e Espaço Solidário de Sementes, Mudas e Plantas Bioativas. A abertura oficial será na sexta-feira, dia 10, às 13h30.
Na quinta-feira, dia 9, no Salão Paroquial de Ibarama, haverá um painel sobre Plantas Bioativas, com palestras e oficinas acerca do assunto, relacionando o tema com a área da saúde. As palestras serão ministradas pela professora e coordenadora do Curso de Farmácia da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), Chana de Medeiros da Silva, o engenheiro agrônomo e assistente técnico estadual da Emater/RS-Ascar responsável pela área de plantas bioativas, Gervásio Paulus, e o engenheiro agrônomo do Centro de Treinamento de Agricultores de Nova Petrópolis (Cetanp), Arnaldo José Basso.
No período da tarde às 13h30, no espaço Solidário das Plantas Bioativas (junto ao Ginásio de Esportes), acontecerá uma oficina sobre elaboração de receitas com plantas medicinais, ministrada pelo Extensionista Rural Social e instrutor do Centro de Treinamento da Emater/RS-Ascar de Não-Me-Toque/RS, Fernando Missio.
Já para o dia 10, haverá uma programação específica para estudantes e agricultores. Às 9h30, serão feitos relatos de experiências por jovens guardiões das sementes crioulas, enfatizando suas vivências, como sucessores da multiplicação e destacando a importância da realização dessas atividades tanto no município de Ibarama, quanto em outros municípios. Às 10h30, acontecerão 5 oficinas temáticas sobre usos e manejo das sementes crioulas, a nível de propriedade: Conservação das sementes, germinação, seleção e classificação de sementes, adubação verde e plantas de cobertura, finalidade e uso (culinária e artesanato).
Durante os 2 dias do evento, ocorre a Feira da Economia Popular Solidária e o Dia da Troca de Sementes Crioulas, onde os agricultores socializam experiências com o público participante, além de comercializarem suas sementes crioulas e mudas. Essa troca de saberes e multiplicação de sementes, é uma ação de extrema importância para a preservação da agro biodiversidade crioula e manutenção dessas cultivares em poder dos próprios agricultores.
O evento conta com o apoio da APL de Agroindústria e Produção de Alimentos da Agricultura Familiar do Vale do Rio Pardo, Embrapa, Secretaria do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo – SDR, Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia – CAPA, Fundação Luterana de Diaconia – FLD, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Cooperagudo, Sicredi, Afubra, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul – UERGS, Escola Família Agrícola de Vale do Sol e Santa Cruz do Sul, Centro Vocacional Tecnológico em Agroecologia, Agrobiodiversidade e Sustentabilidade e Núcleo de Estudos em Agroecologia (CVT/NEA).
Assessoria de Imprensa do APL VRP
Michele Wrasse
Jornalista / Assessoria de Imprensa/
conteudo@casemkt.com
(51) 3056.2840
FB: CaseMarketing /
CASE MARKETING
Rua 28 de setembro, 624 / sala 624
Centro - 96810 174 - Santa Cruz do Sul/RS
www.casemkt.com
Evento será realizado neste sábado, junto à sede da Associação dos Funcionários da Afubra
Ela foi eleita na noite desta quinta-feira, dia 15, em assembleia realizada pela associação na sede do Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura Familiar de Santa Cruz do Sul
Evento será retomado depois de dois anos e ocorre no Pavilhão da Comunidade Católica de Linha João Alves
Reforma do atual ponto pela Prefeitura num período de seis meses vai modificar transferir ponto para a antiga farmácia, defronte ao atual espaço