Santa Cruz do Sul – O Arranjo Produtivo Local (APL) de Produção de Alimentos da Agricultura Familiar do Vale do Rio Pardo realizou na manhã desta quarta-feira, dia 31, na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), uma reunião com governança para debate da nova regulamentação do Susaf-RS. O encontro contou com a participação do diretor de Agricultura Familiar e Agroindústria da Secretaria de Desenvolvimento Rural, José Alexandre da Silva Rodrigues, do Assessor de Política Agrícola da FETAG-RS, Jocimar Rabaioli e do diretor geral da SEAPI, o médico veterinário Antônio Machado de Aguiar.
Num primeiro momento, o coordenador do APL de Produção de Alimentos da Agricultura Familiar do Vale do Rio Pardo, João Paulo Reis Costa, falou sobre o Daqui Alimentos, cujo aplicativo/plataforma vem sendo finalizado por uma equipe de técnicos e desenvolvedores da UNISC. “Temos absoluta certeza que essa plataforma será um marco na produção e comercialização do circuito dos alimentos produzidos pela agricultura familiar, facilitando e fomentando as cooperativas e feiras da região”, comentou o coordenador.
Após esta pauta, o diretor geral da SEAPI, o médico veterinário Antônio Machado de Aguiar, apresentou o Decreto Nº 54.189 de 14/08/2018 e Instrução Normativa SEAPI nº 10/2018, que regulamenta o novo Sistema Unificado Estadual de Atenção à Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (SUSAF-RS). O decreto assinado pelo Governo do Estado em agosto busca facilitar as adesões dos municípios ao SUSAF-RS, e permite a comercialização de produtos oriundos das inspeções municipais para circulação intermunicipal, dando condições de comercialização dos produtos vindos das pequenas agroindústrias em todo o território estadual.
“Esse processo que visa tornar mais dinâmica a escoação e o processo produtivo que envolve as nossas agroindústrias familiares, diminui a burocracia, que é um ponto que temos insistido muito. Entendemos que nossas agroindústrias precisam serem olhadas de outra forma, pois não são grandes empresas, nem complexos industriais e sim, possuem um compromisso regional, e de circuito curto não só de produção, mas também de consumo, e essa adequação vem fortalecer a agroindústria não só do Vale do Rio Pardo, mas de todo Rio Grande do Sul”, destacou o coordenador João Paulo Reis Costa.
Moção
Além destes assuntos, ficou definido que será feita uma moção de apoio a manutenção da Secretaria do Desenvolvimento Rural (SDR) para o novo governo que assume o Rio Grande do Sul a partir de 2019. “Vamos produzir um documento com a parceria de outras entidades como COREDE, CISVALE, AMVARP, Consórcio Vale do Jacuí, AMCSERRA, Emater (entre outras) para reforçarmos o nosso entendimento que a SDR precisa ser mantida e em especial fortalecida junto ao novo governo”, finalizou Costa.
Michele Wrasse
Jornalista / Assessoria de Imprensa/
conteudo@casemkt.com
(51) 3056.2840
FB: CaseMarketing /
CASE MARKETING
Rua 28 de setembro, 624 / sala 624
Centro - 96810 174 - Santa Cruz do Sul/RS
www.casemkt.com
Evento será realizado neste sábado, junto à sede da Associação dos Funcionários da Afubra
Ela foi eleita na noite desta quinta-feira, dia 15, em assembleia realizada pela associação na sede do Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura Familiar de Santa Cruz do Sul
Evento será retomado depois de dois anos e ocorre no Pavilhão da Comunidade Católica de Linha João Alves
Reforma do atual ponto pela Prefeitura num período de seis meses vai modificar transferir ponto para a antiga farmácia, defronte ao atual espaço