Santa Cruz do Sul – A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Santa Cruz do Sul encerrou esta semana a pesquisa do volume de vendas do comércio da cidade no período de Natal. A média de vendas ficou 10,3% maior em relação ao Natal de 2017, sendo que alguns setores se sobressaíram, como as áreas de móveis planejados, com crescimento de 31,8%, e bazar e eletrônicos, com 18,5%.
O presidente da CDL Santa Cruz, Márcio Farias Martins, destaca que a média de vendas no comércio em geral foi boa, apesar de alguns setores terem registrado um volume menor de vendas, como é o caso do setor de vestuário.
“Tivemos um movimento muito grande no comércio por conta do Natal, algo registrado pelos números. Móveis planejados e Bazar e eletrônicos foram os campeões em vendas, sendo que o vestuário teve uma venda inferior, o que é um movimento atípico do consumidor”, observa Martins.
Para o ano de 2019, os lojistas esperam que o comércio tenha um ano ainda melhor. “A onda de otimismo nesta reta inicial do ano faz crer em aumento no volume de vendas. Estamos apostando num crescimento médio em torno de 7%, mas vai depender um pouco de como a economia vai se comportar ao longo do ano”, cita.
A pesquisa do CDL tem por base números repassados por um universo de 10% dos lojistas filiados à entidade.
Veja os números por área
Área/percentual
Vestuário: - 9%
Joalheria: 3,5%
Calçados: 1%
Material de construção: 7,5%
Bazar e eletrônicos: 18,5%
Informática: 5,3%
Móveis planejados: 31,8%
Média geral: 10,3%
Projeção da CDL Santa Cruz é de aquecimento da economia e aumento no movimento das lojas nesta reta final do mês
Valor foi arrecadado com evento realizado com chefs de cozinha em setembro
Empresas associadas à CDL Santa Cruz podem se cadastrar na campanha
Entidade entende que alteração na jornada de trabalho irá implicar em redução de número de postos de trabalho em função do aumento dos custos