Rio Pardo, RS – Um protocolo de atividade conjunta foi assinado entre o Centro Vocacional Tecnológico do Vale do Rio Pardo (CVT VRP) e a Embrapa para que sejam oferecidos cursos de qualificação dos agricultores familiares do Vale do Rio Pardo e Centro Serra.
O protocolo ocorreu na Expoagro Afubra, em Rincão Del Rey, Rio Pardo, com a presença do secretário do Ministério da Agricultura, Fernando Schwanke; do chefe geral da Embrapa Clima Temperado, Clenio Nailton Pilon, e do pró-reitor de Extensão e Relações Comunitárias da Unisc, e coordenador institucional do CVT VRP, professor Angelo Hoff.
Entre os objetivos do protocolo está a implantação de uma rede de apoio ao desenvolvimento da Agricultura Familiar no Rio Grande do Sul, com ações práticas a serem conduzidas a partir da parceria entre pesquisa, desenvolvimento e extensão, seguindo a realidade de cada local. As partes pretendem atuar nas áreas de fruticultura, olericultura e produção de grãos contribuindo para a diversificação produtiva sustentável e o desenvolvimento social e econômico da Agricultura Familiar.
O professor Angelo Hoff destaca o ato como histórico para o CVT VRP. “Estamos satisfeitos porque a Embrapa empresta ao CVT sua expertise e sua marca, que é fundamental para a organização do trabalho do centro. Trata-se de uma aliança de alto quilate, pois a Embrapa é reconhecida no mundo todo por seu trabalho de vanguarda na tecnologia para a agricultura. Trata-se de um selo de qualidade para o nosso CVT”, comemora Hoff.
Segundo ele, na lista são mais de 40 cursos nas cinco áreas de atuação do CVT que podem ser disponibilizados para os agricultores familiares. “A partir de agora iremos finalizar o cronograma de cursos e viabilizar a vinda dos técnicos da Embrapa para o CVT e mobilizar os agricultores por áreas temáticas, conforme o curso, o interesse e a demanda”, explicou o professor.
Um dos protagonistas para a formalização deste acordo é o chefe da Embrapa Clima Temperado, de Pelotas, Clenio Pilon, que é o elo do CVT com a rede da Embrapa em todo o País. “Ele fará a articulação com todos os embrapeanos do Brasil para que possam auxiliar nos cursos, capacitações de vanguarda aqui no Vale do Rio Pardo. A rede da Embrapa é formada por 46 unidades em todo o País”, observou.
Alinhamento
O secretário do Ministério da Agricultura, Fernando Schwanke, destacou que a parceria com a Embrapa será muito importante para o Vale do Rio Pardo. Ele citou que uma das estratégias do ministério é trabalhar em regiões onde as instituições estejam alinhadas e o CVT é uma prova disso. “A Unisc é uma das instituições fundamentais para o desenvolvimento regional e, portanto, tem todas as condições de ser a interveniente nas atividades o CVT. Quando era prefeito em Rio Pardo, fui um dos responsáveis por buscar essa parceria para a implantação do CVT junto ao Ministério da Ciência e Tecnologia. O Ministério da Agricultura e a secretaria da Agricultura Familiar estarão sempre à disposição para ser parceira nestas ações da região”, assegurou Schwanke.
O chefe da Embrapa Clima Temperado de Pelotas, Clenio Pilon, ressaltou que o CVT serve de espaço de formação, mas destacou que o agricultor deve sair dos cursos em condições de aplicar as novidades. “E as formas de experimentar isso será por intermédio de unidades demonstrativas nas propriedades dos agricultores. O CVT também é um espaço para que a região esteja em sintonia e debata condições para que a região se desenvolva, com ações de curto, médio e longo prazo”, apontou.
Cursos previstos
Entre as atividades planejadas para o CVT VRP estão o atendimento às famílias rurais com um conjunto de ações de extensão. Estão previstos cursos nas áreas de Boas práticas de produção primária de olericulturas, piscicultura, fruticultura; Dietas e melhoramento genético da produção de leite; Boas práticas de beneficiamento de alimentos de origem vegetal e animal; o de Gestão da unidade de produção familiar, associativismo e cooperativismo; e o de Produção orgânica, agroecológica e certificação.
Assessoria de Imprensa do APL VRP
Jacson Miguel Stülp – MTb /DRT-RS 9692
Direção de Conteúdo - Case Marketing
Jornalista / Assessoria de Imprensa/ assessoria@casemkt.com
Telefone: 51.9999.46313
FB: CaseMarketing / Skype: Jacson.miguel.stulp
Evento será realizado neste sábado, junto à sede da Associação dos Funcionários da Afubra
Ela foi eleita na noite desta quinta-feira, dia 15, em assembleia realizada pela associação na sede do Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura Familiar de Santa Cruz do Sul
Evento será retomado depois de dois anos e ocorre no Pavilhão da Comunidade Católica de Linha João Alves
Reforma do atual ponto pela Prefeitura num período de seis meses vai modificar transferir ponto para a antiga farmácia, defronte ao atual espaço