Santa Cruz do Sul – O projeto de Vigilância Colaborativa foi apresentado aos associados da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Santa Cruz do Sul, durante uma reunião na noite desta quarta-feira, dia 15. O sistema foi apresentado pelo Coronel Valmir José dos Reis, que demonstrou a importância da participação da comunidade e, em especial dos lojistas, para a melhora dos índices de segurança no município. A reunião foi conduzida pelo presidente da CDL Santa Cruz, Ricardo Fernando Bartz.
O projeto teve criação e implantação capitaneada pelo Ministério Público, na pessoa do Dr. Érico Fernando Barin, titular da Promotoria Especializada de Defesa Comunitária, em conjunto com as demais entidades de segurança pública e representantes da sociedade civil organizada.
Implantado no CRPO/VRP e no 23º BPM, a Vigilância Colaborativa, segundo o Coronel Valmir José dos Reis, constitui-se em rede de câmeras de vigilância interligadas a partir de sistema próprio desenvolvido pela empresa Cindapa, cuja adesão se deu com base em termo de convênio entre os segmentos público e privado no município de Santa Cruz do Sul.
“A ideia é potencializar a captação e utilização de imagens de câmeras de monitoramento em Santa Cruz do Sul e região, possibilitando a pronta resposta da segurança pública à prática dos mais variados ilícitos penais, proporcionando a busca de elementos de informação que possam elucidar a dinâmica desses eventos e a efetiva execução das funções de polícia ostensiva e de inteligência policial”, cita Reis.
Ele explica ainda que a Vigilância Colaborativa é de um conjunto de ações para unir a sociedade em prol de medidas de vigilância em comum, que visam à prevenção e redução dos índices de criminalidade. Esse tipo de tecnologia auxilia os poderes públicos na filtragem, análise e interpretação das imagens.
“Desta forma, a participação da comunidade beneficia a segurança da população e a consequente vigilância para aquela região, aprimorando as ações de polícia ostensiva e inteligência policial e ampliando o espectro de abrangência frente ao combate da criminalidade e violência”, justifica o coronel.
Atualmente, são 109 câmeras em funcionamento no município de Santa Cruz do Sul, sendo que, todos os municípios que desejarem através de seus órgãos/pessoas físicas e/ou jurídicas podem aderir ao Programa, através de um o acordo efetuado com os órgãos responsáveis.
“O objetivo junto à CDL Santa Cruz foi o de sensibilizar os empresários que tiverem o sistema de câmeras em seus estabelecimentos, de participar do programa. Não precisamos de 15 câmeras numa mesma rua e, sim de ao menos uma câmera por rua para podermos montar o cerco aos bandidos”.
Novos sócios
Na reunião da CDL Santa Cruz foram apresentados dois novos sócios efetivos: a Acordare Colchões e Enxovais e a Imobiliária Cidade. A Acordare foi representada pela gerente Rafaela Longaray e pelo diretor executivo Guilherme Renz. Já a Imobiliária Cidade teve a representação da diretora Julia Schirmann.
Assessoria de Imprensa da CDL Santa Cruz
Contatos: 51.9994.6313 - assessoria@casemkt.com
FB: CaseMarketing
Rua Assis Brasil, 779 - Sala 1
Centro - 96810 158 - Santa Cruz do Sul/RS
www.casemkt.com
Projeção da CDL Santa Cruz é de aquecimento da economia e aumento no movimento das lojas nesta reta final do mês
Valor foi arrecadado com evento realizado com chefs de cozinha em setembro
Empresas associadas à CDL Santa Cruz podem se cadastrar na campanha
Entidade entende que alteração na jornada de trabalho irá implicar em redução de número de postos de trabalho em função do aumento dos custos