Santa Cruz do Sul – O baixo índice de votos da Consulta Popular levou o Governo do Estado à decisão de ampliar o período de votação até o dia 15 de dezembro. O pedido partiu do Fórum dos Coredes, que viu a necessidade de estender o prazo para que cada município atingisse o coeficiente mínimo – 2% do número de eleitores – para ser contemplado com os recursos da Consulta Popular.
O presidente do Corede/VRP, Heitor Álvaro Petry, destaca que a ampliação do prazo de votação é importante para que possam ser atingidos os índices mínimos. “Esperávamos a prorrogação num prazo menor, mas o Governo resolveu dar um período maior. Temos este tempo maior para podermos manter a mobilização por mais votos”, cita.
Na parcial que foi liberada por volta das 16h desta segunda-feira, dia 29, o Vale do Rio Pardo soma 5.573 votos de um total de 45.648 votos no Estado. O Corede daqui ainda segue na primeira posição, seguido pelo Vale dos Sinos, com 3.049 votos (veja os votos por município abaixo).
Ainda não atingiram o índice mínimo de 2% dos eleitores os municípios de Encruzilhada do Sul, General Câmara, Pantano Grande, Rio Pardo, Santa Cruz do Sul, Venâncio Aires e Vera Cruz.
A votação pode ser feita através do aplicativo COLAB ou diretamente no site de Consulta Popular: http://bit.ly/consultapopular2021 . Para votar é preciso ser eleitor.
O processo de votação começou em 22 de novembro. Instituída em 1998 pelo governo do Rio Grande do Sul, a Consulta Popular permite aos votantes que definam diretamente parte dos investimentos a constarem no orçamento estadual. Neste ano, o valor disponibilizado será de R$ 30 milhões para as 28 regiões dos Coredes. A verba é distribuída de acordo critérios como a população de cada região e o Índice de Desenvolvimento Socioeconômico (Idese).
Para ampliar a segurança da votação na Consulta Popular, seja pelo aplicativo ou pelo site, o sistema criado para o pleito em 2021 ganhou uma nova camada de segurança, com exigência de informação do número do CPF, título de eleitor e data de nascimento. A iniciativa possibilita mais transparência nas votações e a lisura do pleito.
Após cadastro e com base nas informações prestadas, haverá direcionamento automático para a cédula do Corede correspondente ao domicílio eleitoral. Cada eleitor poderá votar em apenas uma proposta de seu domicílio eleitoral, sendo selecionada aquela com maior número de votos.
Em 2021, em sua primeira fase, a Consulta Popular recebeu mais de mil ideias enviadas por cidadãos. As propostas foram selecionadas após o término do prazo de envio, com base em uma análise técnica, a partir de critérios como viabilidade de execução, orçamento, competência, afirma o governo.
Parciais por município
Arroio do Tigre: 292
Boqueirão do Leão: 133
Candelária: 481
Encruzilhada do Sul: 289
Estrela Velha: 79
General Câmara: 75
Herveiras: 96
Ibarama: 130
Lagoa Bonita do Sul: 153
Mato Leitão: 450
Pantano Grande: 136
Passa Sete: 201
Passo do Sobrado: 235
Rio Pardo: 425
Santa Cruz do Sul: 662
Segredo: 201
Sinimbu: 279
Sobradinho: 208
Tunas: 83
Vale do Sol: 320
Vale Verde: 83
Venâncio Aires: 249
Vera Cruz: 313
Assessoria de Imprensa do Corede VRP
Contatos: 51.9994.6313 - assessoria@casemkt.com
FB: CaseMarketing
Rua Assis Brasil, 779 - Sala 1
Centro - 96810 158 - Santa Cruz do Sul/RS
www.casemkt.com
Votação das demandas ocorre entre os dias 2 a 6 de dezembro nos 23 municípios do Vale do Rio Pardo
Encontro nesta quinta-feira, às 15h, na sala 101 da Unisc vai debater projetos que serão votados na Consulta Popular
Microassembleias ocorrem nos dias 11 e 12, respectivamente, em Sobradinho e Santa Cruz
Votação da Consulta Popular 2024 vai ser realizada no início de dezembro. Próxima etapa será definição do Caderno de Demandas