Santa Cruz do Sul – A Câmara de Dirigentes Lojistas de Santa Cruz do Sul (CDL Santa Cruz) registrou um aumento de 25,3% no número de consultas ao Sistema de Proteção ao Crédito (SPC) no ano passado. Foram um total de 98.942 consultas registradas em 2021, ante 78.934 consultas em 2020.
Segundo o diretor do SPC da CDL Santa Cruz, Adílson Schuenke, a demanda por mais informações sobre o crédito do consumidor é um sinal de reação da economia. “No ano passado foi um ano de retomada da economia por causa da pandemia. É natural que as empresas consultem mais o sistema ao se ter um volume maior de negócios. É um reflexo de que a economia reagiu”, justifica. Outro fator, segundo Schuenke foi o fato de duas novas redes de lojas terem se associado ao serviço, o que causou uma procura maior.
Adílson salienta que o SPC, que esta semana completou 56 anos, é uma ferramenta imprescindível aos comerciantes e lojistas para o processo de análise de crédito. “Ele oferece segurança e agilidade nas transações comerciais e diminui os riscos de inadimplência. É o maior banco de dados da América Latina, com informações completas, em tempo real, de todo o Brasil”, cita Schuenke.
O diretor do SPC completa que inicialmente o sistema contava com oito associados e que atualmente seu quadro é composto por mais de 355 empresas associadas de Santa Cruz do Sul e região, oriundas de diversos ramos. “Estamos com o sistema interligado em todo o Brasil, facilitando assim a consulta a qualquer pessoa que for consumir produtos nos associados ao CDL no País”, destacou.
Nele, o usuário tem acesso aos bancos de dados de mais de 2,2 mil entidades presentes em todas as capitais e nas principais cidades de todos os estados. A capilaridade alcançada pelo SPC Brasil é a mais representativa do setor, reunindo informações do comércio nacional, desde os pequenos lojistas até os grandes magazines, indústrias, serviços e mercado financeiro.
Atualmente, 1,2 milhão de empresas associadas às entidades em todo o Brasil usufruem de soluções que atendem a cada necessidade do ciclo de negócios das empresas, oferecidas pelo SPC Brasil. São realizadas 50 milhões de consultas ao mês no País, com informações sobre 150 milhões de pessoas físicas.
Vantagens
Entre as vantagens do SPC está a maior, mais confiável fonte de consulta e o mais completo banco de dados cadastrais e de inadimplência da América Latina. Também podem ser encontradas informações de contraordem de cheques diretamente dos bancos. O SPC disponibiliza, ainda informações de todo o mercado, oriundas dos registros de operações de crédito e cheques feitas pelas empresas usuárias em todo o Brasil.
O sistema tem forte poder de cobrança dos títulos inadimplentes registrados em no banco de dados, em função da enorme capilaridade. Através do sistema é possível ter uma maior segurança na venda a prazo e informações online 24h.
O banco de dados cobre 100% do território nacional e que detém 86% das informações de análise e recuperação de crédito.
Métodos de Consulta
Consulta por Telefone: O associado liga para o Call Center, munido de seu operador, senha e palavra secreta e solicita o tipo de consulta para o atendente, realizando esse serviço através do telefone (51) 3711-2333.
Web Net Internet: Solução rápida, resposta objetiva do SPC, método prático que dá maior visibilidade e clareza nas informações ao associado.
Treinamento
O SPC oferece aos seus associados um treinamento gratuito voltado aos proprietários e colaboradores das empresas. Nele são abordados assuntos referentes a procedimentos operacionais do SPC, concessão de crédito e ações de cobrança. Para realizar o treinamento é preciso agendar pelo e-mail comercial@cdlsantacruzdosul.com.br ou telefone 51.3056.3740.
Evolução
Ano Número de Consultas Aumento percentual
2017 68 mil
2018 72.640 6,7%
2019 75.002 3,3%
2020 78.943 5,2%
2021 98.942 25,3%
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