Santa Cruz do Sul - O Conselho Regional de Desenvolvimento Regional do Vale do Rio Pardo – Corede/VRP, realizará no dia 7 de junho, às 9h, na sala 101 da Unisc campus Santa Cruz do Sul, uma assembleia de eleição dos novos integrantes da Assembleia Geral Regional, biênio 2022/2024. Com a definição dos representantes, o presidente do Corede/VRP, Heitor Álvaro Petry, fará a convocação da assembleia para uma data a ser definida, com o objetivo de eleger a diretoria executiva e o conselho fiscal. A Assembleia Geral Regional é o órgão máximo de deliberação do Corede/VRP, sendo constituída tanto por membros natos, como também por membros eleitos e/ou indicados para os segmentos da sociedade civil organizada, totalizando uma representação de trinta entidades.
A assembleia é constituída por membros da Diretoria Executiva; Senadores, Deputados Federais e Estaduais com domicílio eleitoral na região; Prefeitos dos municípios da área do conselho;presidentes das Câmaras de Vereadores dos municípios que compõem este conselho;presidentes dos Conselhos Municipais de Desenvolvimento (Comudes);ex-presidentes do Corede/VRP;representante de cada Universidade e Instituição de Ensino Superior com sede ou campus com atividade presencial na região; representante da Emater/RS – Ascar; do Centro Vocacional Tecnológico do Vale do Rio Pardo – CVT;do Polo de Modernização Tecnológica do Vale do Rio Pardo; edo Parque Científico e Tecnológico Regional. Todos esses são membros natos, não havendo a necessidade de serem eleitos, no entanto, as respectivas entidades devem estar representadaspor seus membros, no dia da assembleia, com a indicação feita também por ofício.
As demais representações da sociedade civil organizada, que serão eleitas na Assembleia Geral Regional no dia 07, são formadas por Classe Trabalhadora – Rural, Comércio, Serviços e Indústria, indicados pelos Sindicatos constituídos na região;Classe Empresarial – Rural, Comércio, Serviços e Indústria, indicados pelas entidades associativas constituídas na região;Uniões de Associações Comunitárias, sendo um da área rural e um da área urbana;Cooperativas da região;Micro e Pequenos Empresários;Associação de Turismo da Região do Vale do Rio Pardo – ATURVARP;Sociedade civil legalmente organizada, constituída por entidades como as de profissionais liberais, entidades religiosas, clubes de serviço, entidades culturais, de promoção social, movimentos ecológicos, de defesa da cidadania e similares;Agremiações Estudantis oficiais da região;Órgãos públicos da região, em nível estadual;Área da Educação;Área da Saúde;Área do Meio Ambiente e Agroecologia/Produção Orgânica;Organizações Não Governamentais – ONGs; Área da Segurança Pública;Conselho Comunitário das Regiões das Rodovias Pedagiadas do Trecho 08;Arranjo Produtivo Local – APL de Agroindústria e Alimentos da Agricultura Familiar do VRP;Comitê Pardo;Desenvolvimento Local e Regional e Pessoas com Deficiência.
De acordo com o presidente do Corede/VRP, Heitor Petry, todas as entidades citadas acima poderão se fazer representar e terem direito a terem representantes eleitos de acordo com a quantidade de vagas que existe para cada segmento. Lembrando que as representações nominadas devem vir acompanhadas de representação suplente, sendo o mandato, tanto dos membros indicados, quando eleitos, com duração de dois anos, permitida reeleições.Também serão eleitos os novos integrantes do Conselho de Representantes e dos Comitês Setoriais dentre outrosassuntos, como a atualização do Plano Estratégico Regional com a participação do prof. Dr. Markus Erwin Brose, que vai coordenador o processo ao longo desse ano e assuntos gerais.
Texto Diana Anton - Corede VRP
Assessoria de Imprensa do Corede VRP
Contatos: 51.9994.6313 - assessoria@casemkt.com
FB: CaseMarketing
Rua Assis Brasil, 779 - Sala 1
Centro - 96810 158 - Santa Cruz do Sul/RS
www.casemkt.com
Votação das demandas ocorre entre os dias 2 a 6 de dezembro nos 23 municípios do Vale do Rio Pardo
Encontro nesta quinta-feira, às 15h, na sala 101 da Unisc vai debater projetos que serão votados na Consulta Popular
Microassembleias ocorrem nos dias 11 e 12, respectivamente, em Sobradinho e Santa Cruz
Votação da Consulta Popular 2024 vai ser realizada no início de dezembro. Próxima etapa será definição do Caderno de Demandas