Artigo:
Por um movimento lojista mais forte
O movimento lojista vive um novo momento no Rio Grande do Sul. Desde a criação da Federação Varejista, no ano passado, estamos tentando reerguer o movimento com ações em diversas áreas no sentido de fortalecer o nosso setor. Neste sentido, realizamos um encontro recentemente com as CDLs do Estado em Porto Alegre, numa proposta da Confederação Nacional das CDLs, a fim de debater questões pertinentes aos empresários do comércio.
Uma das propostas é que o nosso setor deva se aproximar mais dos entes públicos e conversar com outros setores da economia, a fim de fomentar políticas públicas que possam auxiliar o setor a reagir, em meio à crise pós-pandêmica e neste momento de guerra entre Rússia e Ucrânia, que está fazendo tanto mal para a economia mundial.
É preciso fortalecer as relações, criar condições para que os empreendimentos possam prosperar em cada cidade, levando em consideração as particularidades de cada município. Por isso, é fundamental que cada CDL protagonize ações de aproximação com o Poder Público, Executivo e Legislativo, a fim de que se projetem ações para fortalecer empresas do comércio.
Como diretor de Expansão e Crescimento da Federação Varejista, o fato de conversar com todos e buscar um relacionamento com entidades, entes públicos e empresários do setor será muito desafiador. Isso porque é preciso mostrar a força do setor varejista no Rio Grande do Sul, personificando os números, que significam empregos, renda e volume de vendas.
Enfim, junto com o presidente Ivonei Pioner e toda a diretoria da Federação Varejista do RS, temos uma missão importante para que possamos engrandecer o Movimento Lojista no Estado, colocando-o no lugar de destaque que sempre ocupou, o de ser grande protagonista no cenário nacional. Precisamos unir forças para alcançar nossos objetivos e sermos agentes da mudança.
Ricardo Fernando Bartz
Presidente da CDL Santa Cruz
Diretor de Expansão e Crescimento da Federação Varejista do Rio Grande do Sul
Estimativa tem respaldo nos números apresentados em estudo da Federação Varejista do RS
General Câmara é o único município que ainda não atingiu o índice de 2%. Votação segue até à meia noite
General Câmara, Santa Cruz do Sul e Sobradinho ainda estão lutando para atingir 2% do eleitorado
Palestra "Ressignifique-se: histórias para sua vida", ocorreu dentro do evento de lançamento da CDL Mulher, promovida pela CDL Santa Cruz.