Artigo:
Por um movimento lojista mais forte
O movimento lojista vive um novo momento no Rio Grande do Sul. Desde a criação da Federação Varejista, no ano passado, estamos tentando reerguer o movimento com ações em diversas áreas no sentido de fortalecer o nosso setor. Neste sentido, realizamos um encontro recentemente com as CDLs do Estado em Porto Alegre, numa proposta da Confederação Nacional das CDLs, a fim de debater questões pertinentes aos empresários do comércio.
Uma das propostas é que o nosso setor deva se aproximar mais dos entes públicos e conversar com outros setores da economia, a fim de fomentar políticas públicas que possam auxiliar o setor a reagir, em meio à crise pós-pandêmica e neste momento de guerra entre Rússia e Ucrânia, que está fazendo tanto mal para a economia mundial.
É preciso fortalecer as relações, criar condições para que os empreendimentos possam prosperar em cada cidade, levando em consideração as particularidades de cada município. Por isso, é fundamental que cada CDL protagonize ações de aproximação com o Poder Público, Executivo e Legislativo, a fim de que se projetem ações para fortalecer empresas do comércio.
Como diretor de Expansão e Crescimento da Federação Varejista, o fato de conversar com todos e buscar um relacionamento com entidades, entes públicos e empresários do setor será muito desafiador. Isso porque é preciso mostrar a força do setor varejista no Rio Grande do Sul, personificando os números, que significam empregos, renda e volume de vendas.
Enfim, junto com o presidente Ivonei Pioner e toda a diretoria da Federação Varejista do RS, temos uma missão importante para que possamos engrandecer o Movimento Lojista no Estado, colocando-o no lugar de destaque que sempre ocupou, o de ser grande protagonista no cenário nacional. Precisamos unir forças para alcançar nossos objetivos e sermos agentes da mudança.
Ricardo Fernando Bartz
Presidente da CDL Santa Cruz
Diretor de Expansão e Crescimento da Federação Varejista do Rio Grande do Sul
Projeção da CDL Santa Cruz é de aquecimento da economia e aumento no movimento das lojas nesta reta final do mês
Valor foi arrecadado com evento realizado com chefs de cozinha em setembro
Empresas associadas à CDL Santa Cruz podem se cadastrar na campanha
Entidade entende que alteração na jornada de trabalho irá implicar em redução de número de postos de trabalho em função do aumento dos custos