Santa Cruz do Sul - Há 24 anos os Conselhos Regionais de Desenvolvimento realizam o encontro anual de avaliação e planejamento dos Coredes, que esse ano será realizado em Bento Gonçalves, entre os dias 30 de novembro a 2 de dezembro. O local será na Universidade de Caxias do Sul (UCS) – campus universitário da região do Vinhedos. A organização do evento está a cargo do Corede Serra. A programação inicia na quarta-feira, com recepção aos participantes, visita de cortesia ao prefeito anfitrião Diogo Siqueira e reunião da diretoria executiva do Fórum dos Coredes.
No dia 1º de dezembro (quinta-feira) três grandes temas norteiam o encontro: Painel I – Coredes: passado, presente e futuro; Painel II – Coredes: governança regional do desenvolvimento e território para planejamento do orçamento estadual e Painel III –Desafios municipais: e os Coredes? Importantes nomes ligados ao desenvolvimento regional do estado farão partes dos três painéis, como Antônio Carlos Hohlfeldt, Paulo AntonioFrizzo, José ReovaldoOltramari, Celso Bernardi, AritaBergmann, entre outros, no intuito de contribuir com o debate e avançar na temática.
Ainda, no dia 1º, no turno da tarde, o tema da Consulta Popular entra em pauta, com o Painel III – projetos regionais para otimização dos recursos da Consulta Popular; Painel IV –Ideias que Inspiram e Painel V – como captar recursos para projetos do Plano Estratégico Regional? Neste último, aspectos como a escola de capacitação do Governo Federal, gerando autonomia para viabilizar a captação de projetos para os PEDs e a aproximação das emendas parlamentares com o Plano Estratégico, bem como, os fundos nacionais e internacionais para execução dos projetos, serão pauta neste painel. A mediação será de Subsecretário de Planejamento (SUPLAN), Antônio Paulo Cargnin.
Debate
E na sexta-feira, dia 2, último dia de evento, o foco do debate será em torno da Consulta Popular e a revisão e atualização dos Planos Estratégicos Regionais – 2015/2030 e a elaboração da Carta de Bento Gonçalves. O Painel VIII terá a participação da Diretora do Departamento de Articulação Regional e Participação – DARP, Bruna Mariana BlosHepp, abordando aspectos da Consulta Popular e na sequência Antônio Paulo Cargnin fala sobre o PED 2022/2030 e a disponibilização de uma ferramenta de gestão para os projetos e a construção da governança para execução dos mesmos.
Para o almoço de encerramento está prevista a participação do governador eleito, Eduardo Figueiredo Cavalheiro Leite. O convite para o evento foi feito a todos os integrantes da Assembleia Geral Regional do Corede Vale do Rio Pardo, sendo que o presidente da entidade, Heitor Álvaro Petry, deverá participar.
Texto: Diana Filipina Anton – secretária executiva do Corede/VRP
Jornalista - Registro Profissional nº 11.495
Assessoria de Imprensa do Corede VRP
Contatos: 51.9994.6313 - assessoria@casemkt.com
FB: CaseMarketing
Rua Assis Brasil, 779 - Sala 1
Centro - 96810 158 - Santa Cruz do Sul/RS
www.casemkt.com
Votação das demandas ocorre entre os dias 2 a 6 de dezembro nos 23 municípios do Vale do Rio Pardo
Encontro nesta quinta-feira, às 15h, na sala 101 da Unisc vai debater projetos que serão votados na Consulta Popular
Microassembleias ocorrem nos dias 11 e 12, respectivamente, em Sobradinho e Santa Cruz
Votação da Consulta Popular 2024 vai ser realizada no início de dezembro. Próxima etapa será definição do Caderno de Demandas