Porto Alegre - Uma comitiva esteve reunida em Porto Alegre nesta segunda-feira, dia 22, com o secretário de Desenvolvimento Rural, Ronaldo Santini, para tratar da liberação do recurso da Consulta Popular 2020/2021, destinado a Escola Família Agrícola de Vale do Sol (Efasol), que prevê investimentos no educandário. O recurso da Consulta Popular 2020/2021 aprovado é de R$ 371.428,00, e ainda tem uma contrapartida da prefeitura de Vale do Sol (que será a executora do projeto), no valor de R$ 35.253,72.
O coordenador da Efasol, professor Régis Dattein Solano, apresentou o funcionamento da escola e o pleito em si, desde a mobilização de aproximadamente quatro mil eleitores do Vale do Rio Pardo para eleger a demanda, até a situação em que o projeto se encontra hoje.
Conforme Solano existe um desencontro de informações e a audiência foi justamente para fazer um alinhamento. “Já existe a inclusão no Proa, sistema que permite a tramitação do processo administrativo, porém, precisamos saber em qual secretaria estará alocado para dar sequência aos trâmites, para posterior empenho e a liquidação do recurso”, explicou Solano.
O prefeito de Vale do Sol, Maiquel Evandro Laureano Silva, destacou o caráter do projeto, que é regional, sendo que existe uma parceria de longa data entre as instituições. O prefeito explicou que o município adquiriu uma área de terras, em 2019, para a construção do prédio da escola, que será executado através de emendas parlamentares.
O secretário Santini destacou que, com a reestruturação da secretaria de Agricultura em duas pastas, muitas coisas estão sendo definidas. No entanto, por ordem do governador Eduardo Leite, pagamentos da Consulta Popular devem ser priorizados.
O presidente do Corede/VRP, Heitor Álvaro Petry, citou a importância desse projeto para a região. “A Efasol busca incentivar, valorizar e qualificar os processos de aprendizagem dos estudantes, para que estes apliquem e vivenciem o conhecimento na sua propriedade, e, com os investimentos via Consulta Popular, certamente oportunizará um melhor ambiente para todos”, observou.
A comitiva foi liderada pelo deputado Estadual Elton Weber, que intermediou a agenda com o secretário Santini, e seu assessor Dionatan Tavares; além de integrantes da prefeitura de Vale do Sol, prefeito Maiquel Evandro Laureano Silva e secretário municipal de Finanças, Claudeomir Karnopp; o Conselho Regional de Desenvolvimento do Vale do Rio Pardo (Corede/VRP), presidente Heitor Álvaro Petry e secretária executiva Diana Filipina Anton; Fábio Silveira, presidente da Associação Escola Família Agrícola de Vale do Sol (Aefasol) e professor Régis Dattein Solano.
Saiba mais
Por ocasião da votação na CP 2020/2021, o projeto denominado “Fortalecimento das diretrizes e ações voltadas à prevenção do êxodo rural e da agricultura familiar” foi um dos eleitos para ser contemplado com recursos do programa. O projeto inclusive está previsto no Plano Estratégico de Desenvolvimento Regional e tem caráter prioritário para execução.
Os recursos irão contemplar a aquisição de laptops, cadeiras fixas estofadas, mesas de rodinhas, projetor multimídia, telão, caixa de som e microfone, armários e mesas, condicionador de ar, colchões, ventiladores para os quartos, livros, bebedouro e quentinha para alojamentos, micro trator com reboque, enxada rotativa, entre outros itens. A escola possui atualmente 102 estudantes, oriundos de 15 municípios da região, e se localiza em Formosa, interior de Vale do Sol.
Texto: Diana Filipina Anton
Crédito: Cristiano Júnior - Imprensa SDR
Para entrevistas: prof. Régis Dattein Solano – fone (51) 9 9902-9308
Assessoria de Imprensa do Corede/VRP
Contatos: 51.9994.6313 - assessoria@casemkt.com
FB: CaseMarketing
Rua Assis Brasil, 779 - Sala 1
Centro - 96810 158 - Santa Cruz do Sul/RS
www.casemkt.com
Votação das demandas ocorre entre os dias 2 a 6 de dezembro nos 23 municípios do Vale do Rio Pardo
Encontro nesta quinta-feira, às 15h, na sala 101 da Unisc vai debater projetos que serão votados na Consulta Popular
Microassembleias ocorrem nos dias 11 e 12, respectivamente, em Sobradinho e Santa Cruz
Votação da Consulta Popular 2024 vai ser realizada no início de dezembro. Próxima etapa será definição do Caderno de Demandas