Santa Cruz do Sul – A inadimplência caiu substancialmente em um ano em Santa Cruz do Sul e região. Dados apurados pela CDL Santa Cruz no banco de dados do Sistema de Proteção ao Crédito (SPC) houve redução de 76,5% no número de inadimplentes em 2024 em relação a abril do ano passado.
Segundo o diretor do SPC da CDL Santa Cruz, Adílson Schuencke, no ano houve a adesão ao sistema de algumas redes de lojas de varejo, o que elevou o número de consultas. “Mas é uma demonstração de que o SPC é uma ferramenta importante para o empresário buscar recuperar seus recursos, assim também para que o consumidor possa limpar seu nome na praça”, acrescentou. Outro dado interessante é que mais de 41% dos inadimplentes em Santa Cruz fizeram o acerto de contas em até 90 dias desde a notificação do SPC.
Renegociação
Em nível nacional, dados da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) apontam que em março de 2024, do total de negativações, 84,01% foram de devedores reincidentes, isto é, que já tinham aparecido no cadastro de inadimplentes nos últimos 12 meses.
Considerando o universo de devedores reincidentes, 57,81% foram de consumidores que ainda não tinham pagado dívidas antigas até março; e 26,20% tinham saído do cadastro de devedores nos últimos 12 meses, mas retornaram. O restante, 15,99%, não esteve com restrições no CPF ao longo dos últimos 12 meses e, por isso, não foram considerados reincidentes.
O indicador ainda revela que o tempo médio entre o vencimento de uma dívida para outra é de 78,1 dias, ou seja: depois de 2,6 meses (em média) de ficar inadimplente, o consumidor volta a atrasar o pagamento de uma segunda conta.
Os dados do indicador mostram que, nos últimos 12 meses encerrados em março de 2024, houve uma queda de ‐5,25% no número de devedores reincidentes, aqueles que já tinham aparecido no cadastro de inadimplentes no período analisado. A comparação é com os 12 meses anteriores.
Os dados do indicador de recuperação de crédito mostram que, nos 12 meses encerrados em março de 2024, houve crescimento de 3,42% no número de consumidores que conseguiram sair das listas de negativados. A comparação é com os 12 meses anteriores. O crescimento do indicador acumulado em 12 meses se concentrou no aumento da recuperação de consumidores que levaram de 1 a 3 anos (21,83%) para efetuarem o pagamento de todas suas dívidas.
Assessoria de Imprensa da CDL Santa Cruz
Contatos: 51.9994.6313 - assessoria@casemkt.com
FB: CaseMarketing
Rua Assis Brasil, 779 - Sala 1
Centro - 96810 158 - Santa Cruz do Sul/RS
www.casemkt.com
Estimativa tem respaldo nos números apresentados em estudo da Federação Varejista do RS
General Câmara é o único município que ainda não atingiu o índice de 2%. Votação segue até à meia noite
General Câmara, Santa Cruz do Sul e Sobradinho ainda estão lutando para atingir 2% do eleitorado
Palestra "Ressignifique-se: histórias para sua vida", ocorreu dentro do evento de lançamento da CDL Mulher, promovida pela CDL Santa Cruz.