Sana Cruz do Sul – A CDL Santa Cruz está encaminhando através de ofícios as propostas colhidas pela entidade entre os associados do comércio, varejo e serviços, para o futuro prefeito (a) que assumirá em 1º de janeiro de 2025.
O presidente da CDL Santa Cruz, Ricardo Fernando Bartz, destaca que o documento foi elaborado a partir da escutar as demandas dos associados e lojistas. “A CDL tem em seu quadro de associados centenas de empresas que contribuem ativamente com a engrenagem econômica do município, através da arrecadação pontual de impostos e geração de empregos e renda e nada mais justo que apresentarmos algumas demandas sugeridas pelo setor, para que possam contribuir com o desenvolvimento e crescimento do comércio de Santa Cruz do Sul”, observou.
Bartz destaca que a os lojistas acreditam que a busca de alternativas inteligentes e inovadoras devem ser construídas democraticamente, com a participação ativa de todas as lideranças (governamentais, empresariais e civis). “Solicitamos aos candidatos que as demandas fossem incluídas nos respectivos planos de Governo para que sejam colocadas em prática durante as gestões”, apontou.
O documento é composto por demandas para melhoria no ambiente de negócios para o comércio de Santa Cruz do Sul, a geração de emprego e renda, desenvolvimento do comércio e do turismo com a atração de novos olhares, além de contribuir para o desenvolvimento do município.
“Não existe nenhum pedido incomum, são pequenas contribuições que certamente farão com que a cidade possa melhorar seu ambiente para os lojistas”, concluiu o presidente da CDL Santa Cruz, Ricardo. Os documentos foram encaminhados aos candidatos ao longo desta semana e juntamente com a solicitação um vídeo dos candidatos com suas propostas para o setor do comércio varejista e setor de serviços da cidade.
Propostas e sugestões da CDL Santa Cruz colhidas junto aos associados
Estabelecer um canal de comunicação contínuo e eficiente entre a Prefeitura e os empresários do setor do comércio para entender suas necessidades e desafios.
Priorizar melhorias nas praças do Centro, incluindo atenção aos banheiros públicos.
Reforçar a segurança nas áreas comerciais.
Realizar campanhas de incentivo a compra no comércio local.
Promover a divulgação da Casa do Empreendedor, qual a sua aplicação, os serviços disponibilizados para auxiliar o pequeno empreendedor
Realizar a manutenção do túnel verde da Rua Marechal Floriano, um dos pulmões do Centro de Santa Cruz do Sul e atrativo turístico inigualável
Melhorar a infraestrutura do aeroporto e projetar a construção de um novo aeroporto regional para aumentar a disponibilidade de vôos regionais, para que sirva de facilitador para a chegada de turistas, além de ser uma alternativa ao modal rodoviário atualmente existente
Aumentar a fiscalização visando coibir o comércio ilegal na cidade, especialmente de ambulantes e de vendedores de outros municípios, promovendo uma concorrência desleal
Promover a inclusão de Educação Financeira na rede pública municipal
Agilizar nos processos tributários e aprovação de projetos.
Criar um conselho de trabalho e emprego e estabelecer uma política mais eficiente inclusão pessoas em situação de vulnerabilidade social no mercado de trabalho.
Reforçar o apoio ao Berçário Industrial, que oferece apoio a empresas emergentes.
Explorar programas como o Banco do Povo, que investe recursos para capital de giro e fixo.
Atrair novos investimentos, a fim de promover a diversificação da economia local.
Oferecer cursos de qualificação profissional para a população em parceria com Senai e Senac (Programa Cidade Empreendedora)
Ampliar o programa Desenvolve Santa Cruz, que aprovou quase R$ 3 milhões em incentivos, para reter e atrair negócios e estimular expansão de empresas. Essas ações podem contribuir significativamente para fortalecer o comércio local e impulsionar a economia da cidade.
Promover eventos culturais e gastronômicos, organizar festivais e feiras que destaquem a cultura local.
Estimular novos roteiros turísticos: Começar a criar roteiros que explorem os pontos turísticos da cidade, como praças, museus, igrejas e parques e rotas de forma eficiente e organizada, integrando com os roteiros turísticos já existentes.
Propagar cada vez mais a cidade turística que é Santa Cruz do Sul em outros centros, a fim de atrair cada vez mais turistas.
Realizar a capacitação dos comerciantes para o atendimento ao turista: treinar os comerciantes para oferecer um atendimento acolhedor e informativo aos visitantes.
Idiomas: Estimular o aprendizado de idiomas estrangeiros aos lojistas para melhor atender turistas internacionais.
Ter maior atenção com manutenção e limpeza dos pontos turísticos durante o ano todo (Parque da Gruta, Centro, Parque da Cruz, Lago Dourado, Autódromo, entre outros).
Realizar eventos aos sábados estimulando os lojistas para abrirem seus empreendimentos.
Aumentar a ocupação do Parque da Oktoberfest, com menos um evento (atração artística, feira, entre outros) ao mês.
Fomentar e estruturar o novo Centro de Eventos, atraindo eventos externos para a cidade. Deixar a estrutura do Centro de eventos em condições para receber congressos e palestras de nível nacional e internacional e estimular empresas para fazer seus treinamentos. O local poderia ser administrado por uma entidade para que o valor do aluguel pudesse ser reinvestido na sua manutenção, aquisição de equipamentos e mobília, a fim de que se torne uma referência na região e traga pessoas de outras cidades, estados. Esse movimento proporcionado pelo Centro de Eventos estimula a rede hoteleira, restaurantes, e beneficia o comércio como um todo.
Ter um calendário de eventos com programação voltada para a ocupação das praças do Centro, principalmente aos sábados quando o comércio está aberto, além de ter uma ampla divulgação na região.
Estruturar e melhorar os pontos turísticos, as praças do Centro e as entradas das cidades. Dar incentivo para pequenos empreendedores e criar rotas de passeios para movimentar os domingos. Incentivar a criação de estacionamentos privados no centro.
Investir na reforma do Autódromo Internacional de Santa Cruz do Sul, a fim de que as tradicionais provas do circuito brasileiro do automobilismo retornem, fomentando a cadeia hoteleira, turística e o comércio local.
Realizar campanhas de marketing conjuntas: Trabalhar em conjunto prefeitura e entidades para promover a cidade em mídias sociais, sites e materiais impressos.
Incentivos fiscais: Propor benefícios fiscais para empresas que investirem em ações de turismo e atrair visitantes.
Parcerias com empresas de turismo: a fim de atrair turistas para nosso município, estimulando a cadeia local de hotéis, bares e restaurantes. Desenvolver pacotes turísticos junto às agências envolvendo a Secretaria de Turismo, a fim de atrair o olhar para Santa Cruz do Sul.
Estudar uma parceria com a iniciativa privada para o repasse da administração do autódromo, a fim de fomentar mais atrações ao local, tirando o ônus dos cofres municipais.
Sinalização Turística: Investir em placas e sinalização que orientem os turistas sobre os principais pontos da cidade.
Limpeza e manutenção: zelar pela limpeza das ruas, praças e áreas comerciais.
Evitar realizar ações para atrapalhar o trânsito e o comércio em geral, especialmente com manutenções em horários de pico.
Retornar a mão dupla nas ruas para facilitar o trânsito e reduzir engarrafamento.
Uma cidade turística jamais deve ter Brigada Militar e Guarda de Trânsito punitiva. A ação dos mesmos deve ser educativa, devem tratar a população e os visitantes com respeito e carinho.
Melhorar a iluminação das ruas do Centro, porque em dezembro quando o comércio abre à noite, a iluminação é muito precária. O receio de assaltos a pedestres e lojas é constante e desestimula. As ruas fora da principal não se tornam atrativas para a circulação noturna.
Ornamentar todas as ruas onde se concentra o comércio. Buscar sugestões em outras cidades, com baixo custo de investimento, a fim de atrair cada vez mais o olhar para o centro de Santa Cruz.
Ativar totens nas entradas das cidades e centro, para o turista e a população possa consultar pontos turísticos, onde se concentram nas principais ruas, informações sobre restaurantes, hotéis e eventos.
Melhorar a iluminação pública nas ruas centrais, que está insuficiente em todo o centro.
Realizar a reorganização do trânsito, a fim de melhorar a sua fluidez, reduzindo os engarrafamentos e aumentar a segurança.
Presença Online: Incentivar os comerciantes a terem presença nas redes sociais e sites para divulgar seus produtos e serviços.
Aplicativos e Plataformas: Desenvolver aplicativos ou usar plataformas existentes para facilitar a comunicação com turistas e oferecer informações relevantes.
Realizar parcerias com universidades e startups para estabelecer colaboração com instituições de ensino e empresas de tecnologia, a fim de promover a pesquisa e o desenvolvimento de soluções inovadoras.
Apoio a incubadoras e aceleradoras: Investir em programas que impulsionem o surgimento de startups e projetos tecnológicos.
Rede de Internet de Alta Velocidade: Expandir a cobertura de internet de fibra óptica para toda a cidade.
Cidades Inteligentes: Implementar sensores e sistemas de monitoramento para otimizar o tráfego, a iluminação pública e a gestão de resíduos.
Cursos de Tecnologia: Oferecer treinamentos e capacitações em áreas como programação, análise de dados e cibersegurança.
Conscientização sobre Transformação Digital: Promover workshops e palestras para sensibilizar os comerciantes sobre a importância da digitalização.
Estimular a Educação Financeira na rede de educação básica
Licenciamento Digital: Simplificar e agilizar processos burocráticos por meio de plataformas online. Pagamentos Eletrônicos: Estimular o uso de cartões, aplicativos de pagamento e criptomoedas para transações comerciais.
Proteção de Dados: Orientar os comerciantes sobre a importância da segurança de dados e privacidade.
Prevenção contra-ataques: Investir em sistemas de proteção contra ciberataques e fraudes. Essas ações podem contribuir para uma cidade mais moderna, eficiente e preparada para o futuro.
Assessoria de Imprensa da CDL Santa Cruz
Contatos: 51.9994.6313 - assessoria@casemkt.com
FB: CaseMarketing
Rua Assis Brasil, 779 - Sala 1
Centro - 96810 158 - Santa Cruz do Sul/RS
www.casemkt.com
Projeção da CDL Santa Cruz é de aquecimento da economia e aumento no movimento das lojas nesta reta final do mês
Valor foi arrecadado com evento realizado com chefs de cozinha em setembro
Empresas associadas à CDL Santa Cruz podem se cadastrar na campanha
Entidade entende que alteração na jornada de trabalho irá implicar em redução de número de postos de trabalho em função do aumento dos custos