Santa Cruz do Sul - O 19º Torneio Internacional de Eisstocksport, que ocorre até domingo, dia 13, nas pistas do Centro Cultural 25 de Julho, durante a Oktoberfest, atrai o olhar do mundo para Santa Cruz do Sul. Delegações de Paraguai, Alemanha e Áustria, além das equipes brasileiras, realizam uma acirrada disputa que se iniciou nesta sexta-feira, dia 11.
Um dos jogadores presentes, que veio ao Brasil pela quinta vez, é o alemão Max Moriz, que integra o time da Alemanha. Ele foi diretor técnico da Federação Internacional de Eisstocksport por mais de 20 anos, uma das maiores referências mundiais, e já foi campeão alemão em 1998. Moriz é uma autoridade no esporte e mantém uma amizade muito grande com os brasileiros.
“Os brasileiros são top em organização e estrutura. E, além disso, aqui se vê muitos jovens praticando o stock, o que dificilmente se vê em outros países. Acredito que o jogo brasileiro tenha tudo para evoluir muito nos próximos anos”, revela.
Moriz destaca que fez questão de vir ao Brasil este ano – e trazer uma comitiva de jogadores – por causa da data marcante, que é a celebração dos 200 anos de imigração alemã. “O Brasil é um País muito especial para a modalidade, desde que o René Emmel trouxe este esporte para cá. Se desenvolveu muito e, quando ele faleceu, tínhamos o receio de que o stock iria cair em decadência. Mas pelo contrário, o Sérgio Böhm conseguiu mobilizar o grupo e fortalecer o esporte aqui”, observa.
Antes de chegarem a Santa Cruz, a comitiva alemã e austríaca, passou pelo Rio de Janeiro e Foz do Iguaçu, onde visitaram pontos turísticos. Na próxima segunda-feira, irão visitar os demais clubes aqui do Rio Grande do Sul. “A grande integração entre os atletas e clubes é algo que os brasileiros têm como forte característica e preza muito. Vamos visitar os demais clubes a fim de fortalecer ainda mais esta relação”, comenta o alemão.
Max Moritz salienta que o eisstocksport é muito praticado na Alemanha, que tem milhares de atletas e, com canchas no asfalto, no piso e, no inverno, no gelo. A ideia da Federação Internacional de Eisstocksport é que o esporte esteja na próxima Olimpíada. “Temos uma conversa que vem avançando com os franceses, que sediaram a última edição e também com o Comitê Olímpico Internacional, para que isso se torne possível”, disse. No último Mundial houve a presença de representantes de 26 países, enquanto que o esporte é praticado em 85 países em todo o mundo.
Torneio
A 19ª edição do Torneio Internacional de Eisstocksport da Oktoberfest teve início nesta sexta-feira, com as disputas no individual feminino e masculino. O certame reúne 20 equipes com presença de representantes do Paraguai, Áustria e Alemanha, além de brasileiros. Neste sábado e domingo ocorrem os duelos entre equipes. O público que acessar ao Parque da Oktoberfest pode acompanhar as disputas, que ocorrem nas canchas do Centro Cultural 25 de Julho.
Programação
12/10
9 às 12h - Equipe Fem. - Turno
13 às 18h - Equipe Masc. - Turno
18 às 20h - Final Ind. Feminino*
20 às 22h - Final Ind. Masculino*
22h – Premiação
* Classificam os seis melhores e levam os pontos para final
13/10
8h às 12h - Desfile Oktoberfest
12 às 13h - Almoço
13 às 15h30 - Equipe Feminino - Returno
15h30 às 19h - Equipe Masculino - Returno
20h - Finais por equipe, se possível
21h30 - Premiação e encerramento
Assessoria de Imprensa da FGDA
Contatos: 51.9994.6313 - assessoria@casemkt.com
FB: CaseMarketing
Rua Assis Brasil, 779 - Sala 1
Centro - 96810 158 - Santa Cruz do Sul/RS
www.casemkt.com
Jogos ocorrem neste sábado e domingo, a partir das 9h, em Linha Santa Cruz
Disputa ocorreu no último final de semana na pista do Centro Cultural 25 de Julho, com mais de 100 atletas participantes
Competição prossegue neste fim de semana em Santa Cruz do Sul
Competição reuniu clubes e atletas na Associação 15 de Agosto