Santa Cruz do Sul - O Corede/VRP e a Afubra convidam a todos os visitantes da Expoagro 2025 para prestigiarem o Fórum de Diversificação de Culturas e Atividades Rurais, a realizar-se na tarde do dia 26 de março (quarta-feira), com início às 13h, no auditório central do parque, em Rincão Del Rey, Rio Pardo.
O Fórum, que já está na sua 15ª edição, e esse ano vai contar com a participação especial da Emater/RS, vai abordar as estratégias para minimizar os efeitos da estiagem. Conforme o presidente Heitor Álvaro Petry, o Fórum tem como objetivo ser um ambiente para trazer e debater temas que possam agregar e apresentar culturas e atividades complementares ao tabaco, bem como, novas tecnologias as propriedades, voltado aosagricultores e demais envolvidos na cadeia produtiva rural.
O Fórum existe desde 2009, mas sob a coordenação do Corede desde 2016 e a cada ano se estabelecem temas específicos, com exposições de caráter técnico informático, mas também exemplos práticos, a partir da vivência dos próprios agricultores, através de cases.
Esse ano, explica o presidente Petry, em função das intempéries climáticas que o Estado do Rio Grande do Sul vem passando, ora com escassez, ora com excesso de chuva, ocasionando perdas patrimoniais e econômicas para muitas pessoas, bem como deterioração do solo, se definiu pela temática da resiliência climática, a partir de orientações para o cuidado e a recuperação do solo, irrigação e as estações meteorológicas que serão adquiridas com recursos da Consulta Popular, que servirão de base para transmitir informações importantes a todos os interessados.
PROGRAMAÇÃO
A abertura vai acontecer às 13 horas, seguindo da primeira palestra às 13h30, sobre Estratégias para minimizar os efeitos da estiagem, com o engenheiro agrônomo Josemar Parise, que é Extensionista Rural e Assistente Técnico Regional da Emater/RS de Soledade; às 13h30 vai falar sobre oPrograma Estadual de Irrigação com subvenção aos agricultoreso também engenheiro agrônomo Paulo Lipp João, que é Chefe da Divisão Agropecuária da SEAPI e Coordenador do Programa Estadual de Irrigação.
Às 13h40 será a apresentação de case sobre manejo e conservação do solo, a ser feita pelo produtor Charles Waechter, de Sinimbu. Ele tem sua propriedade familiar em Rio Pequeno, juntamente com a esposa, o filho, a nora e o neto, trabalhando com milho e tabaco (culturas comerciais) e de subsistência.
Na sequência, às 14h, serão apresentados os projetos eleitos na Consulta Popular 2025 nas áreas de conservação do Solo e Água e Estações Meteorológicas, pelos professores da UNISC. A professora Priscila Pacheco Marianié Doutora em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental pela UFRGS, tem Mestrado em Ciência do Solo pela UFRGS e atualmente é a Coordenadora do Curso de Agronomia da UNISC. O professor Rafael Sobroza Becker é Engenheiro Agrônomo, Mestre e Doutor em Engenharia Agrícola pela UFSM e também professor Adjunto dos cursos de Agronomia e Engenharia Agrícola da UNISC. Na sequencia espaço para perguntas e debate.
Texto: Diana Filipina Anton - Jornalista Registro Profissional nº 11.495
Secretária executiva do Corede/VRP
Assessoria de Imprensa do Corede/VRP
Contatos: 51.9994.6313 - assessoria@casemkt.com
FB: CaseMarketing
Rua Assis Brasil, 779 - Sala 1
Centro - 96810 158 - Santa Cruz do Sul/RS
www.casemkt.com
Três projetos foram eleitos no pleito pelo Vale do Rio Pardo
Ecnontro ocorreu de forma virtual nesta segunda-feira, dia 3
Todos os 23 municípios atingiram a votação mínima (2%). Região somou 16.282 votos no total, um percentual de 4,8%
15 municípios já superaram o índice mínimo de 2% do eleitorado. Preocupação maior nos dois últimos dias será atingir o índice em Estrela Velha, General Câmara, Ibarama, Santa Cruz do Sul, Sobradinho, Venâncio Aires e Vera Cruz