Outubro Rosa: Câncer de mama é tema de palestras no Centro-Serra
06.10.2015
| 54 visualizações
SAINT GALLEN
-
Em Arroio do Tigre, palestra ocorreu no Clube 25 de Julho
Jacson Miguel Stülp/CaseMKT
-
Câmara de Vereadores de Sobradinho recebeu uma das palestras
Jacson Miguel Stülp/CaseMKT
Médica mastologista do Instituto de Oncologia Saint Gallen, Indira Dini Schwengber abordou o tema câncer de mama para mulheres da comunidade em Arroio do Tigre e equipe da Secretaria da Saúde em Sobradinho
Sobradinho - Cerca de 100 pessoas nos municípios de Arroio do Tigre e Sobradinho participaram de palestras nesta terça-feira, dia 6, proferidas pela médica mastologista Indira Dini Schwengber, do Instituto de Oncologia Saint Gallen. A atividade integra a campanha "Não viva pela metade, previna-se contra o câncer de mama", preconizada em alusão ao Outubro Rosa.
Pela manhã, em Arroio do Tigre, numa parceria com a Secretaria da Saúde do município e o grupo Amigas do Peito, cerca de 30 mulheres participaram da palestra no Clube 25 de Julho que abordou questões como características do câncer de mama, fatores de risco, sintomas, forma de rastreamento, pacientes que apresentam alto risco e também tratamento.
Segundo a vice-prefeita Vânia Regina Pasa de Pasa, a atividade foi muito importante para o município. "Ao longo dos últimos anos temos realizado atividades alusivas ao Outubro Rosa. Em 2015 mais uma vez estamos realizando o trabalho de conscientização na comunidade e esta parceria com o Instituto de Oncologia Saint Gallen foi muito importante por nos proporcionar este conhecimento", destacou.
Além da palestra, uma série de outras atividades ocorre no município este mês, sendo que no trevo de acesso à cidade, um veículo antigo, pintado de rosa e enfeitado de flores, lembra as atividades do Outubro Rosa. Nas ruas centrais, várias faixas lembram a população sobre prevenção ao câncer de mama.
Sobradinho
À tarde foi a vez da atividade ocorrer em Sobradinho, na Câmara de Vereadores, para um grupo de 70 pessoas que são funcionários da Secretaria da Saúde do município. Segundo a enfermeira da Secretaria da Saúde, Luciana Pulmann, a atividade valeu como capacitação para a equipe da pasta. "Buscar informações a respeito do câncer de mama sempre é algo muito positivo e a palestra foi importante para que possamos unificar as informações que os funcionários irão repassar à comunidade", destacou.
A coordenadora da campanha do Instituto de Oncologia Saint Gallen, enfermeira Geovana Onofrio, destaca que as atividades nos dois municípios foram muito importantes. "A receptividade do público foi ótima e nosso objetivo foi alcançado", observou. Outras palestras estão previstas na segunda quinzena de outubro, em Santa Cruz do Sul.