Capa

Outubro Rosa - Ação com 6ª CRE encerra ciclo de palestras do Instituto de Oncologia Saint Gallen

01.11.2016  |    69 visualizações SAINT GALLEN

O evento ocorreu no Auditório Central da Universidade de Santa Cruz do Sul

Santa Cruz do Sul - O Instituto de Oncologia Saint Gallen encerrou nesta segunda-feira, dia 31, as atividades alusivas ao Outubro Rosa com uma palestra para diretores e supervisores das 18 escolas pertencentes a 6ª Coordenadoria Regional de Ensino (CRE). O evento ocorreu no Auditório Central da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), e foi ministrado pela mastologista e ginecologista Andréia Rauber, que falou sobre câncer de mama e pela oncologista clínica Sheila Calleari Marquetto, que abordou cuidados de prevenção ao câncer.

A mastologista e ginecologista Andréia Rauber, ressaltou que o câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres e responde por cerca de 25% dos casos novos a cada ano. "A doença muitas vezes é silenciosa, o necessário é manter uma alimentação saudável, com a prática de exercícios físicos e longe do cigarro, principalmente quem tem histórico familiar, devendo fazer a prevenção com exames clínicos", ressaltou.

O câncer é a segunda causa de morte no Brasil e, segundo a oncologista clínica Scheila Calleari Marquetto, a mortalidade por câncer vem aumentando, inclusive para menores de 50 anos. "Cerca de 30% dos casos de câncer poderiam ser evitados através de ações de prevenção primária, isso inclui a adoção de um modo de vida saudável e evitar a exposição a substâncias causadoras de câncer; outros 30% poderiam ser evitados por meio da prevenção secundária, na qual se busca detectar e tratar doenças pré-malignas (por exemplo, lesão causada pelo vírus HPV ou pólipos nas paredes do intestino) ou cânceres assintomáticos iniciais", explicou.

Na oportunidade, os participantes ainda puderam conferir o depoimento da paciente Liane Hanzen, que foi diagnosticada com câncer de mama no ano passado. "No início a gente se pergunta ‘por que eu?’. Mas a vida responde ‘por que não você?’. Poderia ser qualquer um, mas fui eu. Quando se passa por algo assim, a vida ganha outra dimensão. Fui tomada por uma serenidade que me fez ver quão fácil é viver e que só a felicidade e o amor importam. A vida fica leve, os problemas não existem mais (se é que um dia existiram de verdade), e tudo vira festa, é vida! Sem contar que enfrentar uma doença como o câncer nos torna mais humanos, mais falível, mais tolerante, um ser humano melhor mesmo" , enfatizou a alegre e sorridente Liane, que ao final de seu depoimento, emocionou a todos com a dança da vida, tocada pelo seu filho.

Novembro Azul

A clínica seguirá com atividades diversas neste mês. Novembro é internacionalmente dedicado às ações relacionadas ao câncer de próstata e à saúde do homem, e o Instituto de Oncologia Saint Gallen estará realizando atividades de conscientização em algumas entidades e empresas. Porém, a programação ainda está sendo fechada.

01/11/2016 11:42

Michele Wrasse
Jornalista / Assessoria de Imprensa/
conteudo@casemkt.com
(51) 3056.2840
FB: CaseMarketing /

CASE MARKETING
Rua 28 de setembro, 624 / sala 624
Centro - 96810 174 - Santa Cruz do Sul/RS
www.casemkt.com
Leia também...
26.10.2022

Médico Rodrigo Donaduzzi é urologista em Santa Cruz do Sul e pioneiro no uso da cirurgia robótica

14.07.2021

Consumidor já pode fazer suas compras de produtos agrícolas, como verduras e frutas, pelo PIX ou cartão de crédito

10.06.2021

Segundo OMS, 20% da população é afetada por dificuldade de ter filhos no mundo

27.10.2020

O movimento tem como principal objetivo desfazer o mito de que o homem tem que se mostrar forte o tempo todo e conscientizar sobre a importância de preservar sua saúde