Capa

Saint Gallen lança campanha de higienização de mãos

05.05.2017  |    154 visualizações SAINT GALLEN

Ação busca proporcionar mais segurança aos pacientes e profissionais

Santa Cruz do Sul - Pode parecer um ato simples, mas a higienização das mãos é a ação mais eficiente para o controle de infecções e prevenção da transmissão de germes. Pensando nisso a Comissão de Controle de Infecções (CCI) do Instituto de Oncologia Saint Gallen aproveitou o Dia Mundial de Higienização de Mãos, para lançar uma ação permanente que tem como objetivo proporcionar mais segurança aos pacientes e profissionais.
Segundo a coordenadora da CCI, Talita Rocha de Morais, esta é uma medida individual e simples, usada para evitar a propagação de infecções em instituições que atuam na assistência à saúde. " As mãos funcionam como principal meio de transmissão de micro-organismos, por meio do contato direto, pele com pele, ou indireto, através de objetos ou superfícies, e o papel desta ação é fazer com que o paciente se conscientize e adote à prática de higiene correta das mãos", explica a enfermeira Talita.
Durante o mês de maio, os pacientes da Saint Gallen serão orientados a fazer a higienização correta das mãos, e receberão um frasco de álcool gel para carregar na bolsa ou no carro. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), infecções relacionadas à assistência à saúde afetam milhões de pacientes e têm um impacto significativo nos doentes e nos sistemas de saúde em todo o mundo.
Higiene das mãos
As mãos devem ser lavadas com água e sabonete (líquido ou espuma) quando estiverem visivelmente sujas de sangue ou outros fluidos corporais, quando forem expostas a potenciais organismos formadores de esporos ou depois de utilizar o banheiro. O processo de higienizar as mãos de maneira efetiva, friccionando com preparação alcoólica ou lavando as mãos.
Quando devo higienizar as mãos?
Os profissionais da saúde: Ao iniciar o turno de trabalho; Antes e após o contato com o paciente; Antes e após procedimentos no paciente; Antes e após do preparo de medicamentos; Antes e após assoar o nariz e após utilizar o banheiro.
Já os pacientes e acompanhantes devem fazer a higienização: Ao entrar na sala de atendimento; Antes do preparo e consumo de alimentos; Após assoar o nariz e após utilizar o banheiro.

Michele Wrasse
Jornalista / Assessoria de Imprensa/
conteudo@casemkt.com
(51) 3056.2840
FB: CaseMarketing /

CASE MARKETING
Rua 28 de setembro, 624 / sala 624
Centro - 96810 174 - Santa Cruz do Sul/RS
www.casemkt.com
Leia também...
26.10.2022

Médico Rodrigo Donaduzzi é urologista em Santa Cruz do Sul e pioneiro no uso da cirurgia robótica

14.07.2021

Consumidor já pode fazer suas compras de produtos agrícolas, como verduras e frutas, pelo PIX ou cartão de crédito

10.06.2021

Segundo OMS, 20% da população é afetada por dificuldade de ter filhos no mundo

27.10.2020

O movimento tem como principal objetivo desfazer o mito de que o homem tem que se mostrar forte o tempo todo e conscientizar sobre a importância de preservar sua saúde