Santa cruz do Sul - O Instituto de Oncologia Saint Gallen, realizou na noite desta terça-feira, dia 17, um meeting sobre "Biossimilares", que foi coordenado pelo oncologista Márcio Debiasi. O médico é Mestre e Doutor em Epidemiologia pela UFRGS, professor da Escola de Medicina da Puc/Rs e Fellow da Universidade de Chicago.
Medicamentos biológicos são inovações importantes que trouxeram mais eficiência e esperança para o tratamento de doenças complexas. Eles têm sido usados há décadas, gerando, muitas vezes, custos exorbitantes para os sistemas de saúde. É nesse cenário que entram os medicamentos biossimilares, capazes de reverter essa equação ao reduzir despesas e, consequentemente, ampliar o acesso a terapias mais complexas e eficientes para milhões de pacientes
Segundo o médico oncologista, Márcio Debiasi, os medicamentos biossimilares abrem uma grande oportunidade para que milhões de pessoas recebam o que há de mais eficiente no tratamento de enfermidades de difícil tratamento, como câncer e doenças autoimunes." São medicamentos desenvolvidos com o mesmo princípio ativo do produto biológico já existente, o chamado medicamento de referência. Sendo assim, apresentam estrutura molecular semelhante aos medicamentos de referência e não têm diferenças significativas em termos de segurança, pureza e potência", ressalta Debiasi.