O Instituto de Oncologia Saint Gallen em parceria com a Associação Brasileira de Estomaterapia (Sobest) realizou na tarde da última terça-feira, dia 28, um Chimarrão Científico, que discutiu “Atualizações e cuidados em estomias Intestinais e urinárias”.
O evento foi ministrado pelo enfermeiro estomaterapeuta Gustavo Gomboski, (Mestre em Enfermagem USP; Especialista em Enfermagem Estomaterapia pela USP; Professor Convidado de Pós Graduação em Estomaterapia na Unisenos; Diretor Administrativo e enfermeiro ET Clínico do Naces Lajeado e Santa Cruz do Sul) e reuniu profissionais de saúde de várias cidades do Rio Grande do Sul.
Durante o encontro, o Enf. Gustavo Gomboski salientou a importância dos estomaterapeutas para a qualidade de vida dos pacientes. “Quando pensamos em alguém usando bolsinha, muitas pessoas associam automaticamente ao "cheiro de fezes”. No passado, até era isso que ocorria. Porém, atualmente, os incríveis avanços tecnológicos, melhoria em técnicas cirúrgicas assim como aprimoramento dos cirurgiões, assistência de enfermeiro estomaterapeuta e todo preparo relacionado a esta cirurgia, proporcionam condições de vida superiores comparadas com as pessoas que usavam bolsinha décadas atrás”, salientou.
Médico Rodrigo Donaduzzi é urologista em Santa Cruz do Sul e pioneiro no uso da cirurgia robótica
Consumidor já pode fazer suas compras de produtos agrícolas, como verduras e frutas, pelo PIX ou cartão de crédito
Segundo OMS, 20% da população é afetada por dificuldade de ter filhos no mundo
O movimento tem como principal objetivo desfazer o mito de que o homem tem que se mostrar forte o tempo todo e conscientizar sobre a importância de preservar sua saúde