Santa Cruz do Sul – O Conselho Regional de Desenvolvimento do Vale do Rio Pardo-Corede/VRP, com apoio técnico do Núcleo de Gestão Pública da Universidade de Santa Cruz do Sul - Unisc, deu início a efetivação do sistema de gestão do Plano Estratégico Regional do Vale do Rio Pardo, que tem por objetivo criar uma estrutura que permita uma adequada coordenação, controle e gestão dos 39 projetos prioritários apontados no documento, tendo como horizonte os próximos quinze anos. Os Comitês Setoriais são formados por representantes indicados por diferentes entidades e lideranças da região, e consiste num trabalho voluntário. Esta representação ficará responsável pela articulação e atualização de todos os projetos previstos no plano, considerando as dimensões: institucional, sociocultural, econômica, infraestrutural e ambiental.
O Comitê Setorial Institucional se reuniu na tarde desta quarta-feira, dia 2, sua primeira reunião de 2018. Ele tem como objetivo fortalecer e qualificar as instituições e espaços institucionais para a integração das ações de planejamento territorial e o desenvolvimento da cooperação intermunicipal. O encontro aconteceu na sala 504 da Universidade de Santa Cruz e buscou discutir os projetos propostos no Plano Estratégico Regional do Vale do Rio Pardo. Na oportunidade também foram escolhidos como coordenadores do Comitê Institucional, a assessora do deputado estadual Edson Brum, Nathália Rocha Wunderlich Figueiredo, e, Dino Marcos de Almeida, assessor do deputado federal Heitor Schuch.
A Estratégia Institucional contempla cinco projetos que serão debatidos pelo Comitê: criação e implementação de um Banco de Dados e Informações Regionais de apoio à gestão pública e ao planejamento regional; criação de um Sistema de Informação sobre Fontes de Financiamentos para Gestão Pública (SIFFGP); criação de um Programa de Capacitação Continuada de Gestores Públicos e Técnicos Municipais; criação de um Programa de Formação de Lideranças Comunitárias Regionais e Articulação de Projetos Institucionais de Planejamento Territorial na Região. Destes, três já estão sendo articulados pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da Unisc, sob a coordenação do professor Rogério Leandro Lima da Silveira e bolsistas.
Outra importante tarefa desenvolvida pelo Comitê Setorial, coordenado pela gestora do NGP-Unisc, Valéria Borges Vaz, foi de realizar uma análise criteriosa do Caderno de Diretrizes, que é o documento orientador dos projetos passíveis de votação na Consulta Popular 2018/2019, e verificar a compatibilidade com os cinco projetos da gestão institucional, sendo esta também, uma forma de captar recursos e efetivar estes projetos através de recursos oriundos do governo estadual. O presidente do Corede/VRP, Heitor Álvaro Petry, destacou a importância desta iniciativa. "Precisamos destrinchar as ações em torno do Plano Estratégico Regional para que possamos sair da teoria para a prática. Esses encontros são fundamentais para ampliarmos estes debates", citou Petry.
Este grupo irá se reunir mais duas vezes ao longo de 2018, no dia 1º de agosto e em 5 de dezembro, para dar continuidade ao debate iniciado neste primeiro encontro. Conforme a gestora do NGP-Unisc, Valéria Borges Vaz, os coordenadores eleitos serão os porta-vozes do grupo no que se refere à informação do progresso de cada um dos cinco projetos desta dimensão, que possivelmente serão feitos em assembleia geral regional do Corede/VRP no final do ano. “Estas são reuniões de trabalho e para o próximo encontro pretendemos avançar no que se refere aos indicadores objetivamente verificáveis, bem como, o alinhamento de todos os projetos com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável-ODS”, pontuou.
O presidente Heitor Petry lembrou que, para os projetos acontecerem na prática, será necessária a soma de esforços do coletivo na captação de recursos nas diferentes esferas, seja ela municipal, estadual, federal e até mesmo internacional. O Vice-Presidente do Corede/VRP e também Pró-Reitor de Extensão e Relações Comunitárias da Unisc, professor Angelo Hoff, comemorou a iniciativa de se fazer o acompanhamento da situação de todos os projetos elencados como prioridade para o Vale do Rio Pardo, sendo essa uma maneira de sempre termos presente àquilo que foi demandado pela região e na medida do possível, buscar a sua viabilização. Além do Comitê Setorial Institucional, outros quatro comitês iniciam suas atividades nos próximos dias (ver lista abaixo).
Agenda dos Comitês Setoriais
Comitê setorial sociocultural
07/05/2018 - às 14h
Comitê setorial econômico
08/05/2018 - às 14h
Comitê setorial infraestrutural
14/05/2018 - às 14h
Comitê setorial ambiental
21/05/2018 - às 14h
Obs: Todos os encontros ocorrem na sala 504 da Unisc
Assessoria de Imprensa do Corede
Michele Wrasse
Jornalista / Assessoria de Imprensa/ conteudo@casemkt.com
(51) 3056.2840
FB: CaseMarketing
CASE MARKETING
Rua 28 de setembro, 624 / sala 624 Centro - 96810 174 - Santa Cruz do Sul/RS
Votação ocorre pelo site do programa e vai distribuir mais de R$ 2 milhões
Votação das demandas ocorre entre os dias 2 a 6 de dezembro nos 23 municípios do Vale do Rio Pardo
Encontro nesta quinta-feira, às 15h, na sala 101 da Unisc vai debater projetos que serão votados na Consulta Popular
Microassembleias ocorrem nos dias 11 e 12, respectivamente, em Sobradinho e Santa Cruz