Capa

Seminário discute planejamento territorial e setorial do VRP

26.07.2018  |    51 visualizações COREDE/VRP

Evento ocorre no dia 28 de agosto na sala 101 da Unisc

Santa Cruz do Sul - O Conselho Regional de Desenvolvimento do Vale do Rio Pardo (Corede/VRP) promove na próxima terça-feira, dia 28, o I Seminário de Articulação e Integração das Políticas Regionais do Vale do Rio Pardo, que tem como objetivo promover o debate sobre o tema do planejamento territorial e setorial na região do Vale do Rio Pardo.

O evento, que conta com apoio do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR) da Unisc, é voltado para gestores e técnicos de planejamento de municípios, do Corede/VRP, dos Consórcios, do Comitê de Bacia Hidrográfica e dos órgãos públicos estaduais que atuam na região e comunidade geral. O seminário acontece na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), das 8h30 às 15h na sala 101 do bloco 1.

A realização desse evento integra a carteira de projetos prioritários do Plano Estratégico de Desenvolvimento Regional do Vale do Rio Pardo e, segundo o presidente do Corede/VRP, Heitor Álvaro Petry, tem o objetivo de proporcionar a apresentação, o conhecimento, o compartilhamento e a integração dos principais projetos e ações de planejamento, atuais e futuros, das instituições que atuam no território do Vale do Rio Pardo, e visa potencializar e articular os recursos disponíveis na região em prol do desenvolvimento regional.

“É um momento importante para debate das ações estratégicas da região e para isso estamos chamando as entidades representativas para participar desta troca de informações, no qual as entidades irão apresentar o que está planejado dentro de cada setor”, destaca Petry.

A programação inclui uma conferência com o doutor Antônio Paulo Cargnin - PPGGEO-UFRGS e SPGG-RS; a apresentação das Políticas e Projetos de Planejamento Territorial na Região, pela Associação dos Municípios do Vale do Rio Pardo (AMVARP) e Centro-Serra (AMCSERRA), a Associação dos Municípios do Turismo da Região do Vale do Rio Pardo (ATURVARP) e Associação do Turismo dos Municípios do Centro Serra (ATURCSERRA), o Consórcio Intermunicipal de Serviços (CISVALE), o Consórcio Intermunicipal do Vale do Jacuí e o Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Pardo e do Baixo Jacuí e o APL de Agroindústria e Produção de Alimentos da Agricultura Familiar do Vale do Rio Pardo. No fechamento haverá discussão em grupo e debates.

O palestrante

Antônio Paulo Cargnin é bacharel e licenciado em Geografia pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Mestre em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Doutor em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), na Área de Concentração: Ambiente, Ensino e Território. Atuou como Diretor do Departamento de Planejamento Governamental (DEPLAN) da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG) do Governo do Estado do Rio Grande do Sul. É professor Colaborador do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - POSGEA/UFRGS. Atua nas áreas de planejamento territorial, desenvolvimento regional e planejamento governamental. Foi vencedor do Prêmio Celso Furtado de Desenvolvimento Regional em 2012, promovido pelo Ministério da Integração Nacional na categoria Produção do Conhecimento Acadêmico, Doutorado, com a tese Políticas de Desenvolvimento Regional no Rio Grande do Sul: vestígios, marcas e repercussões territoriais.

 

Assessoria de imprensa do Corede VRP

 

Jacson Miguel Stülp – MTb /DRT-RS 9692

Direção de Conteúdo

Jornalista / Assessoria de Imprensa/ assessoria@casemkt.com

(51) 3056.2840 / 9999.46313

FB: CaseMarketing / Skype: Jacson.miguel.stulp

CASE MARKETING

Rua 28 de setembro, 624 / sala 624 Centro - 96810 174 - Santa Cruz do Sul/RS

www.casemkt.com

Leia também...
24.11.2024

Votação ocorre pelo site do programa e vai distribuir mais de R$ 2 milhões

14.11.2024

Votação das demandas ocorre entre os dias 2 a 6 de dezembro nos 23 municípios do Vale do Rio Pardo

12.11.2024

Encontro nesta quinta-feira, às 15h, na sala 101 da Unisc vai debater projetos que serão votados na Consulta Popular

08.11.2024

Microassembleias ocorrem nos dias 11 e 12, respectivamente, em Sobradinho e Santa Cruz