Porto Alegre - Fórum dos Conselhos de Regionais de Desenvolvimento do Estado do Rio Grande do Sul realiza nesta quarta-feira, dia 22, o seminário “O Futuro do Rio Grande do Sul: do município à região e ao Governo do Estado”. O evento está acontecendo no Teatro Dante Barone, na Assembleia Legislativa.
Uma comitiva de representantes dos Comudes do Vale do Rio Pardo estará participando deste evento. Farão parte do grupo o vice-presidente do Corede/VRP, professor Angelo Hoff, e Mariza Terezinha da Motta Cristhoff, representando a diretoria do Corede/VRP.
Na abertura esta manhã ocorreu o encontro dos Conselhos Municipais de Desenvolvimento (Comudes) e o painel “Os Comudes como protagonistas do Desenvolvimento local e regional”, com os painelistas Antônio Cettolin, presidente da Famurs, e também prefeito de Garibaldi e também o professor da Unisc, João Pedro Schmidt, tendo como mediadora Cíntia Agostini, do Fórum dos Coredes.
O presidente da Famurs e prefeito de Garibaldi, Antonio Cetollin, destacou a importância dos Comudes e dos Coredes. E usou de exemplos práticos para justificar sua fala. Citou que o Comude local foi fundamental para que o município tivesse uma área para desenvolvimento industrial. “A nível regional estamos trabalhando em ações coletivas com os Coredes e de forma apolítica para conseguirmos desenvolver cada vez mais nossas regiões, olhando cada vez mais para todos os municípios”, observou.
O professor da Unisc, João Pedro Schmidt, destaca que os Comudes têm o papel de atuar num campo de congregar pessoas de pensamentos diferentes entre si. “A política é um campo de batalha de pessoas e de ideias. E cada grupo luta por interesses comuns e atuar por causas coletivas. O que nos diferencia como humanos é que somos capazes de cooperar em larga escala”, citou. Schmidt ainda destacou que nenhum problema social pode ser resolvido apenas pela sociedade e o Estado. Ele disse que é necessário de um terceiro agente que pode ser a empresa, ou uma alguma organização da sociedade civil. “A ação isolada do Comudes não resolve o problema do município, mas é necessário de uma ação coletiva focada com os municípios. Precisamos pensar em formas de pensar desenvolver o bem-estar social de todas as pessoas em nossos municípios”, completou.
Candidatos
À tarde, às 14h30, ocorre o encontro com os candidatos, com painel com os postulantes ao cargo de Governador, que terão um espaço para registrar suas manifestações sobre suas percepções sobre o desenvolvimento regional, na lógica da atuação social dos Coredes, e sobre sua importância do planejamento Estratégico Regional para o seu governo, tendo como mediadora a presidente do Forum dos Coredes, Munira Medeiros Awad.
Assessoria de Imprensa do Corede/VRP
Jacson Miguel Stülp – MTb /DRT-RS 9692
Direção de Conteúdo
Jornalista / Assessoria de Imprensa/ assessoria@casemkt.com
(51) 3056.2840 / 9999.46313
FB: CaseMarketing / Skype: Jacson.miguel.stulp
CASE MARKETING
Rua 28 de setembro, 624 / sala 624 Centro - 96810 174 - Santa Cruz do Sul/RS
Votação ocorre pelo site do programa e vai distribuir mais de R$ 2 milhões
Votação das demandas ocorre entre os dias 2 a 6 de dezembro nos 23 municípios do Vale do Rio Pardo
Encontro nesta quinta-feira, às 15h, na sala 101 da Unisc vai debater projetos que serão votados na Consulta Popular
Microassembleias ocorrem nos dias 11 e 12, respectivamente, em Sobradinho e Santa Cruz