Capa

Governador do Estado recebe diretoria do Fórum dos Coredes

14.02.2019  |    11 visualizações COREDE/VRP

Leite aposta na regionalização para acelerar desenvolvimento do RS

Porto Alegre - O governador do Estado do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, recebeu na tarde desta quinta-feira, dia 14, para uma audiência, a diretoria executiva do Fórum dos Coredes RS. O governador ressaltou a importância da continuidade dos trabalhos pelos próximos quatro anos e isso inclui o trabalho realizado pelos Conselhos Regionais, fundamentais nesse processo junto as regiões, de forma integrada e parceira com o Governo. Desejando sucesso ao Governador, a presidente do Fórum, Munira Medeiros Awad manifestou em nome de Fórum, a posição de manter um estreito diálogo e parceria com o Governo do Estado em todas as questões que dizem respeito ao desenvolvimento das regiões.

Leite destacou ser estratégia deste governo a revisão da regionalização das estruturas do Estado, estabelecendo uma rotina de governança regionalizada, para então, se avançar nas políticas públicas e isso passa pelos Coredes e sociedade civil organizada, tema que vem ao encontro das expectativas dos Coredes.

Participaram da audiência o secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão, Cláudio Leite Gastal e o secretário de Articulação e Apoio aos Municípios, Rodrigo Lorenzoni, que devem ser os secretários com maior grau de interlocução junto aos Conselhos Regionais de Desenvolvimento. Conforme Leite, o assunto da regionalização deve exigir muito esforço, articulação e metodologia estratégica de ambas as partes. Com o intuito de aprofundar e desenvolver este tema, foi criada uma comissão em Assembleia Mensal do Fórum dos Coredes RS, em reunião realizada na manhã desta quinta-feira.

Consulta Popular

Quanto à Consulta Popular, a diretoria apresentou ao Governador uma proposta de metodologia de desenvolvimento, visando aperfeiçoar e qualificar o processo, dando maior ênfase aos projetos estabelecidos nos planos estratégicos regionais. Embora o Governador tenha manifestado receptividade, o assunto deverá passar por ampla discussão até ser implementado. A Presidente Munira também pediu uma sinalização de parte do Governo em relação aos restos a pagar relativos a Consulta Popular 2017/2018 que somam 23,5 milhões de reais.

Já em relação aos projetos da Consulta Popular 2018/ 2019 a Presidente buscou saber do recebimento e pagamento junto as Secretarias de Estado. O Governador do Estado comprometeu-se a analisar com atenção esses dois pleitos, bem como, o recurso do duodécimo, para a manutenção das atividades dos Coredes no ano de 2019, sendo que os mesmos estão assegurados, na sequencia sendo tratado a parte legal dos convênios. Ainda sobre a Consulta Popular, o Governador fez menção de seu intento em inovar o processo, ampliando mediante inovações, possivelmente com bases tecnológicas.

Rodovias

Assuntos como a concessão das rodovias e a Empresa Gaúcha de Rodovias - EGR também estiveram em pauta, sendo que o Governador foi enfático ao dizer que sua posição e pela extinção da EGR, informando também que o processo de possíveis concessões no modelo público privado está bem aditado em sua tramitação interna e que possivelmente durante o mês de março serão convocadas as audiências públicas, dentro das etapas necessárias, nas RSC 287 e 324, “o Estado precisa ser Estado nas regiões onde não se viabilizam as parcerias público-privadas-PPP’s”, enfatizou.

Na pauta ainda foi mencionado a importância do trabalho que está sendo feito pelo Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul – BRDE, com o apoio para a implementação dos Planos Estratégicos dos Coredes, sendo essa agenda retomada a partir da semana que vem e concluída no mês de abril. A Diretoria fez a entrega de um compilado elaborado a partir do curso de Formação Pedagógica realizado ano passado com recursos da Consulta Popular em parceria com o Comung, bem como, do PRÓ-RS VI e do livro que apresenta a sistematização dos planos estratégicos de desenvolvimento por Região Funcional, através de dez projetos prioritários.  

RSC 287

O vice-presidente do Fórum dos Coredes RS e presidente do Corede/VRP, Heitor Álvaro Petry, considerou a audiência extremamente positiva, uma vez que o Governador do Estado se mostrou conhecedor da atuação dos Coredes e se comprometeu com todos os assuntos pertinentes ao Vale do Rio Pardo. No tocante a concessão da RSC 287 o Governador foi enfático pela concessão, sendo essa uma notícia positiva para a região. Da mesma forma, fez menção ao movimento #Duplica 287, demonstrando conhecimento e sensibilidade ao movimento e, por outro lado, comprometido com a postulação da região.

Participaram da audiência além da presidente Munira, e do vice-presidente do Heitor Álvaro Petry; Cintia Agostini, presidente do Codevat e 1ª secretária; Leonardo Alvim Beroldt da Silva, presidente do Corede Hortências e 2º secretário; Hugo Reginaldo Marques Chimenes, vice-presidente do Corede Fronteira Oeste e tesoureiro; e Heitor Soares Leal Neto, presidente do Corede Vale do Jaguari, 2º tesoureiro.

Leia também...
24.11.2024

Votação ocorre pelo site do programa e vai distribuir mais de R$ 2 milhões

14.11.2024

Votação das demandas ocorre entre os dias 2 a 6 de dezembro nos 23 municípios do Vale do Rio Pardo

12.11.2024

Encontro nesta quinta-feira, às 15h, na sala 101 da Unisc vai debater projetos que serão votados na Consulta Popular

08.11.2024

Microassembleias ocorrem nos dias 11 e 12, respectivamente, em Sobradinho e Santa Cruz