Santa Cruz do Sul - Uma importante reunião na manhã de quinta-feira, dia 7, na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), marcou o início das atividades do comitê de gestão e governança do Planejamento Estratégico Regional do Vale do Rio Pardo. Este é responsável pela realização e atualização dos 39 projetos previstos no plano, considerando as cinco dimensões elencadas: institucional, sociocultural, econômico, infraestrutural e ambiental.
A reunião foi coordenada pelo presidente do Conselho Regional de Desenvolvimento do Vale do Rio Pardo, Heitor Álvaro Petry, e contou com a participação dos coordenadores dos Comitês Setoriais, bem como, da coordenadora do Núcleo de Gestão Pública da Unisc, Valeria Borgez Vaz, setor que presta assessoria técnica a este trabalho.
O presidente Heitor Petry, destacou a importância do engajamento dos coordenadores e respectivos integrantes de cada comitê, que, de forma voluntária, integrada e articulada, se reuniram ao longo do ano de 2018, no acompanhamento dos projetos prioritários. O presidente destacou a realização do 1º Seminário de Articulação e Integração das Políticas Regionais do Vale do Rio Pardo, realizado no mês de agosto e o Seminário de Energia Elétrica, no mês de outubro.
Ainda, a revisão de dois importantes projetos na área da saúde e da segurança pública, que teve a contribuição de representantes dessas áreas, tornando os projetos mais abrangentes em conformidade com as necessidades da região, além de levantamento de dados em áreas específicas que auxiliarão no diagnóstico e posterior encaminhamento de algumas demandas. A primeira ação deste ano estará a cargo do Comitê Setorial Econômico, responsável pela organização do Fórum da Diversificação, que será realizado no dia 28 de março, junto a programação da Expoagro Afubra.
Metas
Os coordenadores dos Comitês Setoriais fizeram uma avaliação da experiência realizada no ano passado e elencaram algumas metas para este ano, e, entre elas, foi proposto descentralizar as reuniões dos Comitês Setoriais, e neste sentido, será proposta uma reunião para o mês de junho, no município de Sobradinho, oportunizando aos municípios da microrregião Centro Serra, representados pelos presidentes de Comudes, entidades, lideranças e segmentos da sociedade civil organizada, poderem participar mais efetivamente, contribuindo com demandas e soluções conjuntas.
O Comitê Setorial Infraestrutural propôs a elaboração de um mapa estrutural identificando a situação da infraestrutura das escolas estaduais da região, que na sua maioria apresentam deficiência na rede elétrica e cobertura de espaços escolares, este trabalho, em parceria com as coordenadorias regionais de educação.
O grupo definiu a primeira rodada de reuniões para o mês de abril, sendo que todas as entidades que tiverem afinidade com algum projeto ou estratégia regional, estão convidados a participar dos Comitês Setoriais, e para isso a entidade precisa indicar o seu representante e informar o Corede Vale do Rio Pardo por e-mail coredevrp@gmail.com. Deverão ocorrer três reuniões no ano, as demais possivelmente nos meses de agosto e novembro.
Calendário das reuniões do mês de abril
Votação ocorre pelo site do programa e vai distribuir mais de R$ 2 milhões
Votação das demandas ocorre entre os dias 2 a 6 de dezembro nos 23 municípios do Vale do Rio Pardo
Encontro nesta quinta-feira, às 15h, na sala 101 da Unisc vai debater projetos que serão votados na Consulta Popular
Microassembleias ocorrem nos dias 11 e 12, respectivamente, em Sobradinho e Santa Cruz