Santa Cruz do Sul - O programa de pós-graduação em Desenvolvimento Regional – Mestrado e Doutorado na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) promove no dia 25 de abril, o IV Seminário do Observatório do Desenvolvimento Regional – ObservaDR. O evento será realizado na sala 1002, bloco 10, da Unisc campus Santa Cruz do Sul, com início às 8h30.
O objetivo do Seminário é debater a questão da pesquisa sobre o desenvolvimento regional no país, bem como, articular projetos e pesquisas com outras universidades, através de uma ação em rede. De acordo com o coordenador do programa, professor Rogério Leandro Lima da Silveira, espera-se uma boa participação de alunos, professores e pesquisadores, especialmente das demais universidades que são integrantes da rede, com o intuito de pensar alternativas e estratégias de pesquisa e extensão para desenvolver os projetos em escala nacional. O evento terá o apoio financeiro da Fapergs.
A programação inicia às 8h30 com recepção e credenciamento. Às 9h ocorre a abertura do evento que será feita pelo coordenador do programa, professor Rogério Silveira e contará com a participação da pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da Unisc, professora Andréia Rosane de Moura Valim. Na sequência, às 9h30, acontece a primeira mesa redonda, cujo tema será “A pesquisa sobre desenvolvimento regional no Brasil: experiências recentes, desafios futuros”. Os painelistas serão: Profª Drª Tatiana Cotta Gonçalves (PPGDT-UFRRJ Rio de Janeiro), Prof. Dr. Ivo Marcos Theis (PPGDR-FURB Santa Catarina) e Prof. Dr. Francisco do Ó de Lima Junior (PPGPDTS-UERN Rio Grande do Norte). A moderadora deste painel será a professora Drª Cidônea Machado Deponti, do PPGDR da Unisc.
À tarde, a partir das 13h30, acontece a segunda mesa redonda com a temática “A agenda de pesquisa em desenvolvimento regional: oportunidades e possibilidades de projetos de pesquisa em rede”. Os painelistas serão: Prof. Dr. Moacir José Santos (PPGDR UNITAU São Paulo), Profª Drª. Anelise Graciele Rambo (PPGDR-UFRGS Porto Alegre) e Prof. Dr. Sérgio Luis Allebrandt (PPGDR UNIJUI Ijuí-RS). O moderador deste painel será o professor Dr. Rogério Leandro Lima da Silveira.
Ao término do encontro, será aberto um espaço para perguntas, debate e encaminhamentos do seminário. O evento é gratuito e aberto a comunidade em geral. Este seminário integra a programação comemorativa aos 25 anos de criação do PPGDR, que foi o primeiro programa de mestrado e doutorado da Unisc. À noite, acontece um jantar comemorativo na sede da Adunisc.
SOBRE O OBSERVATÓRIO DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL
O projeto propõe a estruturação do Observatório do Desenvolvimento Regional, enquanto rede interinstitucional de reflexão, de pesquisa e de contribuição teórico-metodológica sobre o tema. A proposta tem como base a aprovação do projeto intitulado Qualificação do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional M/D – PPGDR, pela Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) em dezembro de 2010, no qual foi apresentada como contrapartida do PPGDR a constituição de um Observatório com objetivo de promover a articulação, em rede, dos Programas de Pós-Graduação da área existentes em diversas Universidades Brasileiras. Esta experiência visa à qualificação e integração de grupos de pesquisa de diferentes instituições voltadas ao tema, otimizando o acesso a fontes e dados, bem como a atualização permanente no tocante à produção científica na área de Desenvolvimento Regional.
Site de acesso é: http://observadr.org.br/portal/
Neste site é possível acessar o banco completo de dados regional do Vale do Rio Pardo, assim como, observatórios, programas e parceiros da rede no país, diversas publicações em e-book, revistas científicas, teses e dissertações, vídeos e pesquisas.
Votação ocorre pelo site do programa e vai distribuir mais de R$ 2 milhões
Votação das demandas ocorre entre os dias 2 a 6 de dezembro nos 23 municípios do Vale do Rio Pardo
Encontro nesta quinta-feira, às 15h, na sala 101 da Unisc vai debater projetos que serão votados na Consulta Popular
Microassembleias ocorrem nos dias 11 e 12, respectivamente, em Sobradinho e Santa Cruz