Capa

O legado dos imigrantes alemães segue na memória

24.11.2022  |    505 visualizações

Comissão dos festejos de imigração alemã de Rio Pardinho faz avaliação positiva do evento que marcou os 170 anos da vinda dos antepassados à localidade

Santa Cruz do Sul – A programação intensa que marcou os 170 anos de imigração alemã em Rio Pardinho culminou no último domingo, dia 20, com uma movimentação intensa na localidade. Segundo a Associação Cultural, Recreativa e Beneficente Imigrante (Acrebi), responsável pelas festividades, a avaliação é completamente positiva.

Ao longo do dia, as atividades propostas levaram um bom público ao Centro Comunitário da Igreja Evangélica de Rio Pardinho, onde foram concentradas as ações, logo após o Culto Ecumênico na Igreja Evangélica Imigrante, a mais antiga da ICLEB no Rio Grande do Sul. A celebração contou com a presença do pastor sinodal Décio Weber; do padre Silvino Hammes e relato de Inar Berger, de Novo Hamburgo, que falou um pouco da difícil viagem dos imigrantes ao Brasil.

A carreata com presença de grande número de veículos – inclusive com a presença da Fubica do Fritz – e caminhões e charretes decoradas, foram um dos destaques pela criatividade. Assim como o rutschbahn, o bolão de mesa e a bola presa. Na área da gastronomia, o blinder hase foi um atrativo, assim como o eisbein, que resgataram os pratos dos primeiros imigrantes.

A solenidade realizada logo após o meio dia, onde foi realizado o tradicional “parabéns” e servida uma torta, que foram distribuídas às pessoas homenageadas – uma delas foi a pesquisadora Irma Lau, descendente de imigrantes - e ao público em geral. Participaram ao longo do dia as soberanas eleitas nos 150 anos de Imigração Alemã em Rio Pardinho, as princesas Mileni e Fernanda; a rainha mora no Paraná.

O pastor André Luiz Martin, integrante da comissão organizadora, destaca que o evento ficou à altura do que se projetou. “Conseguimos atingir o nosso objetivo, que foi o de celebrar a altura a chegada dos imigrantes alemães a Rio Pardinho. Mostramos o legado que essas pessoas deixaram para as nossas gerações. Uma data que vai ficar na memória de quem participou”, avaliou. Ao longo do dia houve animação da banda Os Colonos, Feliz em Festa e Alma Nova.

Assessoria de Imprensa dos Festejos de 170 anos de Imigração Alemã em Rio Pardinho

Contatos: 51.9994.6313 - assessoria@casemkt.com 

FB: CaseMarketing 

Rua Assis Brasil, 779 - Sala 1

Centro - 96810 158 - Santa Cruz do Sul/RS

www.casemkt.com 

Leia também...
17.11.2022

Rio Pardinho foi povoado por imigrantes alemães em 1852 e celebra os antepassados neste domingo com intensa programação

13.11.2022

Evento alusivo aos 170 anos de Imigração na localidade teve apresentação de quatro corais na noite deste sábado

09.11.2022

Bolo de carne será servido durante o evento que marca os 170 anos de Imigração Alemã em Rio Pardinho, no Centro Comunitário Evangélico

01.11.2022

Atividade gratuita ocorre na noite do dia 12, a partir das 20h, na Comunidade Evangélica de Rio Pardinho. Após apresentação haverá galinhada