Capa

Filtragem de água é uma necessidade cada vez mais presente no dia a dia

17.03.2022  |    137 visualizações

Dados da OMS estimam que anualmente 15 mil pessoas morrem e 350 mil são internadas no Brasil devido a doenças ligadas à precariedade do saneamento básico

A água é um item essencial para a vida das pessoas. Dados dão conta de que uma pessoa carece do consumo de dois litros diários ou mais. E a qualidade da água que se consome é essencial para manter a saúde. Neste contexto, beber água filtrada ou purificada é essencial para afastar as impurezas.

Quem não se lembra da sua infância de ter em sua casa, ou na dos avós, um filtro de barro para eliminar as impurezas da água. Se naquela época já se tinha a necessidade deste equipamento para melhorar a qualidade da água, quando os mananciais ainda estavam bem mais preservados, hoje esta exigência só aumentou. Isso porque as fontes já não estão mais tão preservadas pelos mais diversos fatores, mas em especial, pela ação humana.

Mas também, a filtragem de água é necessária pelas impurezas que acabam sendo transportadas desde a fonte até o ponto final. Isso porque os canos e redes, além dos próprios reservatórios de água não recebem os devidos cuidados de limpeza e servem para a proliferação de germes, bactérias e mais uma série de impurezas que acabam deixando o líquido menos adequado para o consumo, inclusive, colocando em risco a saúde humana. 

Vimos que hoje um grande número de pessoas que sofrem com doenças relacionadas a germes e bactérias presentes na água. Elas acabam sendo ingeridas sem o conhecimento da pessoa, que acaba posteriormente tendo problemas de saúde. Doenças como hepatite A, giardíase, amebíase, toxoplasmose, leptospirose, cólera, ascardíase, febre tifóide, diarreia, entre outras.

Dados da Organização Mundial da Saúde estimam que anualmente 15 mil pessoas morrem e 350 mil são internadas no Brasil devido a doenças ligadas à precariedade do saneamento básico. Cerca 35 milhões de brasileiros não têm acesso a água tratada e metade da população não tem serviços de coleta de esgoto, o que acaba impactando diretamente no sistema de distribuição de água potável. 

Assim, a água que chega ao consumidor via rede pública, passa por um tratamento intenso de produtos químicos em grande quantidade – são mais de dez substâncias, entre elas o cloro, a fim de que ela fique em condições mínimas de consumo. Esses produtos químicos são necessários para tratar a água poluída dos mananciais, porém são prejudiciais à nossa saúde e devem ser eliminados para se consumir uma água de boa qualidade.

Desta forma, a presença dos filtros e purificadores de água nas residências – tanto do âmbito rural como das cidades -, empresas e escritórios é tão importante. Está comprovado que alguns purificadores eliminam 99,9% das impurezas, inclusive germes e bactérias presentes na água, sendo aliados extremamente importantes na saúde das pessoas.

O custo/benefício de ter um equipamento à disposição é irrisório, frente aos problemas que a pessoa pode ter caso consuma água impura por muito tempo. Sua saúde poderá ser muito prejudicada e com o tempo poderá ter sérios problemas. Portanto, água pura é saúde, aposte nisso.

Jair Eich 

Diretor da Ulfer

 

 

Leia também...
24.04.2023

A empresa realizou a doação na convenção do último dia 14 em ação pró-autismo

06.11.2022

Empresa estará presente nos 11 dias da feira com um estande para a exposição de seus produtos e prospecção de clientes

27.04.2022

Evento em Candelária inicia nesta quinta-feira, dia 28 e vai até domingo, dia 1o, enquanto que Fenachim terá início no dia 5

13.10.2021

Recomenda-se o uso de filtros que retiram até 99% das impurezas da água que consumimos